Início » Dados das exportações de 2018 são atualizados pela Secretaria de Comércio Exterior
Economia

Dados das exportações de 2018 são atualizados pela Secretaria de Comércio Exterior

A+A-
Reset

A Subsecretaria de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior (Sitec), subordinada à Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Secex/ME), reprocessou e atualizou os dados das exportações de 2018. O objetivo é de garantir a qualidade da informação divulgada e a transparência dos processos de compilação das estatísticas. As alterações já implementadas para aperfeiçoar e desburocratizar os processos de exportação e importação geraram imprecisões em algumas informações tradicionalmente produzidas.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Economia, para aperfeiçoar a divulgação, há um trabalho conjunto da Sitec com a equipe do Portal Único. O reprocessamento do ano de 2018 é fruto desse trabalho.

De acordo com Herlon Brandão, subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior, a revisão não impacta significativamente os totais agregados de 2018 divulgados anteriormente. “Pequenas diferenças de valor serão notadas basicamente por causa de retificações naturais realizadas pelos próprios exportadores”, esclarece. “A Sitec continua avaliando permanentemente a qualidade dos dados oriundos do Portal Único e, caso necessário, providenciará novos reprocessamentos”, afirmou.

As novas informações já estão disponíveis com a publicação padrão dos relatórios mensais compilados com dados até o mês de maio de 2019.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais