Início » Plenário aprova maior participação do Brasil na OCDE

Plenário aprova maior participação do Brasil na OCDE

A+A-
Reset
Política

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (30), três acordos internacionais. O primeiro deles é sobre maior participação do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 59/2019 institucionaliza a participação nacional em diversos foros da OCDE e estabelece os mecanismos para a definição de linhas de trabalho futuras. Ele reforçará a coordenação da participação do governo brasileiro na Organização, feita por um grupo de trabalho interministerial, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores.

O outros dois acordos aprovados pelo Plenário tratam da alteração do voto na Corporação Financeira Internacional (CFI), órgão de cúpula do Banco Mundial, para favorecer países em desenvolvimento; e da cooperação educacional com o governo de São Cristóvão e Névis. Os três textos seguem para promulgação.

OCDE

Na semana passada, os Estados Unidos declararam apoio oficial à entrada do Brasil na OCDE. A decisão de ajudar o Brasil a participar da organização já havia sido comunicada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, em encontro com o presidente Jair Bolsonaro, durante viagem aos Estados Unidos, há dois meses.

O Brasil mantém relações de cooperação com a OCDE desde a década de 1990. Em 2007, tornou-se, juntamente com China, Índia, Indonésia e África do Sul um dos cinco parceiros do “Engajamento Ampliado” com a organização, atualmente denominados “Parceiros-Chave”. Desde então, houve contínuo incremento nas relações, com a adesão do Brasil a diversas instâncias, bem como a participação em projetos e revisões por pares da organização. O Brasil também desenvolve colaboração com a organização na condição de membro do G20.

O relator do texto do acordo (PDL 59/2019) na CRE, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), frisou que a entidade atua para que seus membros adotem padrões convergentes em questões comerciais, financeiras, ambientais e sociais.

— A internalização do acordo deve auxiliar no processo de entrada do Brasil como um membro pleno da OCDE, acelerando o eventual processo de ingresso do país nos quadros da organização — afirmou o senador.

O acordo, firmado em Paris em 3 de junho de 2015, ainda trata da base jurídica para as contribuições financeiras do Brasil à organização e cria mecanismos visando definir linhas de trabalho futuras. Anastasia citou também o documento encaminhado pelo Itamaraty, ainda durante a gestão de Dilma Rousseff, segundo o qual o acordo entre Brasil e OCDE “é especialmente relevante no momento em que o Brasil reforça suas estratégias de desenvolvimento, combinando crescimento econômico, inclusão social e a proteção ambiental”.

Banco Mundial

PDL 126/2019 reconhece, por parte do Brasil, a mudança do voto qualificado dos países nas decisões da Corporação Financeira Internacional (CFI), órgão de cúpula do Banco Mundial.

A mudança na CFI aumenta a participação dos votos básicos de 1,88% para 5,55%. Sendo assim, as nações em desenvolvimento, como o Brasil, aumentam de 33,4% para 44,1% o poder de voto na CFI. A mudança tem o objetivo de igualar a CFI ao Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), outro órgão que constitui o Banco Mundial.

O relator na CRE, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), disse que o acordo é “favorável para o Brasil”. A CFI possui votos básicos, distribuídos de forma igual entre os países-membros, e votos acionários, distribuídos proporcionalmente de acordo com o capital destinado por cada país.

O Brasil, com a mudança, passará a ter sozinho 2,27% de participação total na CFI, um índice equivalente ao que já possui hoje no Bird. O reconhecimento desta nova composição na CFI foi enviada ao Congresso Nacional ainda durante o governo da ex-presidente Dilma Roussef, que defendeu que “o aumento da voz e participação dos países em desenvolvimento na tomada de decisões das instituições financeiras internacionais é uma demanda histórica destes países, à qual o Brasil também defende há muito tempo”.

Educação

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 41/2019 confirma a participação brasileira no acordo de cooperação educacional com o governo de São Cristóvão e Névis — país localizado no Mar do Caribe.

O acordo na área de educação e desenvolvimento científico prevê, por exemplo, a possibilidade de intercâmbio de professores, pesquisadores, técnicos e especialistas, para a realização de cursos de graduação ou pós-graduação e para a elaboração e execução conjunta de projetos e pesquisas.

O relator na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ângelo Coronel (PSD-BA) avalia que o acordo trará benefícios aos dois países, “além de fortalecer os laços de amizade que unem essas nações”.

A validade do acordo é de cinco anos, sendo renovável automaticamente, a menos que uma das partes se manifeste com antecedência de seis meses.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais