Início » LGBTfobia é crime como racismo, de acordo com STF
Política

LGBTfobia é crime como racismo, de acordo com STF

A+A-
Reset

Na última quinta-feira (23), o Supremo Tribunal Federal votou pela criminalização da homofobia no Brasil, equiparando as ofensas sofridas pela comunidade LGBT às penas estipuladas para crime de racismo. De 11 ministros, 6 votaram a favor da pauta. Embora a votação tenha tido resultado de maioria simples, o processo foi suspenso e terá continuação no dia 5 de junho.

A data 17 de maio marca a Luta contra a LGBTfobia e comemora a retirada da homossexualidade da lista de doenças da OMS em 1990. Atualmente o Brasil é o país com maior taxa de assassinatos brutais de transsexuais e travestis do mundo. Só em 2018 foram registrados mais de 400 assassinatos de LGBTs no país.

Às vésperas da decisão do STF, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, aprovou (22) um PL com a mesma pauta, para esclarecer aos parlamentares que não houve extrapolação de poder por parte do Judiciário.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais