Início » Plano de ajuda aos estados

Plano de ajuda aos estados

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

O ministro da Economia, Paulo Guedes, apresenta aos secretários estaduais de Fazenda um plano de ajuda aos estados que ainda terá de passar pelo Congresso Nacional. Em troca, o governo cobra apoio dos governadores para garantir a aprovação da Reforma da Previdência. O plano não transfere recursos aos estados diretamente, mas dá sinal verde para que possam captar no mercado em condições mais favoráveis, visto que os financiamentos terão a garantia do Tesouro.

Com esse crédito, governadores com dívida baixa mas excesso de despesas terão alívio financeiro para pagar funcionários e fornecedores. O foco do programa são os estados com nota C no ranking do Tesouro que mede o nível de bons pagadores (os melhores recebem nota A). Pelas regras atuais, aqueles com nota C não podem receber garantia do Tesouro em empréstimo bancário nem tampouco de organismos multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São eles: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.

capa

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais