Início » Principais temas de abril

Principais temas de abril

A+A-
Reset
NotíciasUncategorized


O mês de abril promete ser agitado, tanto do ponto de vista político quanto jurídico. No dia 10, o governo Bolsonaro completa 100 dias. Nesse dia, está previsto um evento, com a participação do presidente, em que se fará um balanço do período. O governo pode aproveitar a oportunidade para anunciar algumas medidas como forma de apresentar uma agenda positiva.

Há expectativa de que seja anunciado um plano de produtividade baseado em cinco pilares: infraestrutura; capital humano; funcionamento de mercados; desobstrução dos setores; e políticas ativas.

Também no dia 10, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga ação sobre prisão após condenação em segunda instância. A última vez que o Tribunal analisou esse tema, por conta de um pedido de habeas corpus por parte da defesa do ex-presidente Lula (PT), prevaleceu a tese, por seis votos a cinco, de que o cumprimento da pena deveria ter início logo após a condenação em segunda instância. No julgamento, a ministra Rosa Weber votou conforme a maioria, mas deixou claro que era contra esse entendimento. Afirmou ainda não achar prudente que a Corte mude de forma sistemática sua jurisprudência.

Apesar dos rumores de que o ministro Alexandre de Moraes, que votou pelo cumprimento da pena após condenação em segunda instância, possa mudar seu entendimento, é pouco provável que os ministros mudem seus votos. Assim, mais uma vez, o voto da ministra Rosa Weber será o fiel da balança. O presidente do Supremo, Dias Toffoli, é defensor da tese de que o cumprimento da pena se dê após a manifestação de um Tribunal Superior (STJ ou STF).

No dia 7 de abril, o ex-presidente Lula completará um ano de prisão. O PT e movimentos sociais aliados ao ex-presidente prometem fazer uma série de manifestações como forma de pressão sobre o SFT para que os ministros mudem seu entendimento, o que favoreceria Lula.

Entre os dias 8 e 11, está prevista a 22ª Marcha de Prefeitos em Brasília. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) participará do evento no dia 9, bem como os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Os governadores participam, no dia 10, do painel “Pautas convergentes com o movimento municipalista”.

O mês de abril é fundamental para o andamento da Reforma da Previdência. O relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Marcelo Freitas (PSL-MG), disse que seu parecer será apresentado no dia 9. Entre os dias 16 e 17, a CCJ deverá votar o parecer do relator. Uma vez aprovado, será criada a Comissão Especial que analisará a proposta. Estima-se que até o fim de abril a comissão seja instalada.

O presidente Bolsonaro tem até o dia 9 para sancionar o projeto de lei que cria o novo cadastro positivo de crédito. Um dos projetos de maior interesse do Banco Central, visa tornar compulsória a entrada no cadastro positivo de todas as pessoas físicas e jurídicas do país, com a criação de um banco de dados sobre informações quanto aos pagamentos em dia e aos empréstimos quitados.

Conforme determina a Constituição, o governo tem de enviar ao Congresso até o dia 15 o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com os parâmetros do Orçamento da União de 2020. A LDO estabelece metas e prioridades para o ano seguinte.

Para isso, a LDO fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar; traça regras; faz vedações; determina limites para as despesas dos Poderes; autoriza o aumento das despesas com pessoal; regulamenta as transferências a entes públicos e privados; disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas; indica prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos.

No dia 22, está previsto o leilão de terminais portuários para combustíveis em Belém e Vila do Conde (PA). O BNDES marcou para o dia 16 o leilão de concessão da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), conhecida como “raspadinha”, hoje sob a gestão da Caixa Econômica Federal. O leilão foi prorrogado quatro vezes. Os interessados devem entregar suas propostas no dia 22 de abril.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais