Início » ESPECIAL: Bolsonaro bom de largada
Uncategorized

ESPECIAL: Bolsonaro bom de largada

A+A-
Reset


O cenário eleitoral com ou sem Lula, descritos anteriormente podem ser observados com maior nitidez quando se analisam as pesquisas de intenção de voto disponíveis. Nas três sondagens sobre a sucessão presidencial de 2018 (Datafolha, CNT/MDA e Poder 360), Lula (PT) lidera as simulações de primeiro turno e hoje teria uma vaga praticamente certa no segundo turno.

Pesquisa presidente jair bolsonaro

Jair Bolsonaro (PSC-RJ) continua demonstrando um bom percentual para a largada da corrida presidencial e aparece em segundo lugar nas três sondagens realizadas.

Há o risco de o PSDB ficar fora do segundo lugar, caso esse cenário se mantenha até 2018. Isso porque as opções do partido (o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria) estão atrás de Bolsonaro e da ex-senadora Marina Silva (REDE-AC). Outro risco tanto para Bolsonaro quanto para o PSDB é uma eventual aliança entre Marina e o ex-ministro Joaquim Barbosa, o que aumentaria o potencial eleitoral da ex-senadora.

Com o ex-presidente Lula (PT) candidato e Marina contando com um piso muito similar ao dela própria no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010 e de 2014, Ciro Gomes (PDT-CE) encontra dificuldades para se credenciar como alternativa.

Segundo turno indefinido

Ainda que Lula tenha uma vaga bem encaminhada para o segundo turno, o quadro sucessório apresenta uma imprevisibilidade considerável. Isso ocorre porque ainda há um grande percentual do chamado “não voto” (brancos, nulos e indecisos), reunindo entre 20% e 30% do eleitorado. Além disso, há uma proximidade nas intenções de voto de Bolsonaro, Marina, Barbosa, Alckmin e Doria, fato que deixa em aberto a vaga do candidato “anti-lula” no segundo turno.

No cenário sem Lula como candidato do PT, o grau de imprevisibilidade fica ainda maior. Tendo como base as pesquisas disponíveis a respeito desse quadro (Datafolha e Poder 360), Jair Bolsonaro assumiria a liderança da corrida eleitoral, de acordo com sondagem do site Poder 360. No Datafolha, o primeiro lugar fica com Marina Silva, herdando parte do eleitorado lulista.

Quem também cresce com a ausência de Lula é Ciro Gomes. Mesmo estando atrás de Marina na pesquisa Datafolha, ele já aparece tecnicamente empatado com a ex-senadora na sondagem do Poder 360.

Veja abaixo a comparação entre as pesquisas Datafolha, CNT/MDA e Poder 360:

http://blogdapoliticabrasileira.com.br/especial-lula-2018-com-ou-sem/

Veja outros textos desta série especial pré-eleições:

http://blogdapoliticabrasileira.com.br/enfrentar-lula-bolsonaro-ou-alckmin/

http://blogdapoliticabrasileira.com.br/sem-lula-pt-marina-ciro/

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais