Início » Reforma Ministerial e as eleições de 2018
Uncategorized

Reforma Ministerial e as eleições de 2018

A+A-
Reset


Dos 28 ministros que compõem o governo Michel Temer (PMDB), 17 devem deixar o cargo em abril do próximo ano para saírem candidatos nas eleições de outubro. Ou seja, 60% das pastas sofrerão alterações em sua composição. Esse número de ministros-candidatos pode chegar a 20, caso o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB-RS), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD-SP), e o secretário de Governo, Moreira Franco (PMDB-RJ), concorram a algum cargo eletivo.

Reforma ministerial favorece coalizão de centro

Assim, Temer terá que escolher entre 17 e 20 ministros, a partir de abril do próximo ano, para remontar seu governo. Trata-se de margem de manobra importante para o presidente pensar, em que pese sua baixa popularidade, na distribuição de poder na Esplanada dos Ministérios em seus últimos oito meses de gestão para partidos dispostos a participar de uma coalizão de centro visando à disputa pelo Palácio do Planalto.

Dada a antecipação que a disputa presidencial vem experimentando, uma Reforma Ministerial pode começar a ser articulada para ser executada em 2018, atrelando as substituições de ministros ao calendário eleitoral.

PMDB e PSDB

Como Michel Temer não deve ser candidato à reeleição e o senador José Serra (PSDB-SP) vê seus planos presidenciais cada vez mais distantes, o nome do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pode ganhar força na bolsa de apostas, principalmente se a atividade econômica continuar emitindo sinais positivos. Essa candidatura centrista e moderada com um discurso reformista também tem o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria, ambos do PSDB de São Paulo, como alternativas.

Porém, ainda é uma incógnita se a eventual candidatura de Alckmin ao Planalto seria construída atrelada ao governo Temer. Doria, por sua vez, é um nome mais identificado com Temer que Alckmin. Porém, dada a atual conjuntura, ele encontra dificuldades para avançar seu projeto presidencial dentro do partido.

Reforma ministerial

Mesmo com um governo mal avaliado, o peso da máquina federal não deve ser menosprezado, principalmente num contexto sem financiamento privado. Assim, caso a economia continue melhorando, a avaliação do governo poderá aumentar um pouco, colocando à disposição dos partidos interessados em compor essa coalizão de centro um instrumento importante (ocupação de ministérios que ficarem vagos) para, quem sabe, tornar tal coalizão competitiva em 2018.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais