Início » Eleição 2018: com ou sem Lula?

Eleição 2018: com ou sem Lula?

A+A-
Reset
Uncategorized


O Brasil caminha de forma irreversível para uma eleição cujo tema não será a Reforma da Previdência, nem a volta dos investimentos em infraestrutura nem a manutenção da inflação sob controle. Será: “Com ou sem Lula”, eis o debate que já percorre o país.

E já se sabe que, no caso de uma condenação do ex-presidente em segunda instância, só o Judiciário dará resposta à pergunta “com ou sem Lula?”. É dramático para um país com a desarrumação política que o nosso tem, ir às urnas discutindo se, na hora de votar a cédula eletrônica será “com ou sem Lula?”

O jogo sobre a mesa no momento é um imbróglio e tanto:

  1. se Lula for condenado em segunda instância numa votação com resultado sem unanimidade, ele poderá recorrer para não permitir sua inclusão como ficha suja. Decisão do TSE devolveu a um prefeito a elegibilidade num caso parecido;
  2. mesmo que o ex-presidente seja condenado por unanimidade e tenha sido preso, ele também pode recorrer para não virar ficha seja, como manda a lei nesses casos. Isso aconteceria na hipótese de o Supremo não mudar seu entendimento de que pessoa nessa condição vai para a prisão.

Nada impede que os advogados de um Lula, hóspede de uma cela, entrem com recurso contra a decisão de exclui-lo do pleito, segundo apurou o jornal online Jota, especializado em temas jurídicos. A primeira reação de alguém, embora de boa cultura jurídica e política, é perguntar como é possível um político duplamente condenado, que responde a vários processos e finalmente é preso, disputar uma eleição.

Principalmente tratando-se de um político cujos malfeito foram expostos durante um ano, protagonizando longas e nauseantes reportagens pela “TV Lava-Jato”, em cenas de terror corrupto, nas quais os mais íntimos amigos admitiam: “Lula sabia”, “Lula era o chefe”, “entreguei dinheiro a Lula em espécie”.

Será tema para manual de sociologia explicar como, depois de tudo isso, desse festival de desgaste e exposição negativa, como as pesquisas o apontam eterno proprietário de pelo menos um quarto do eleitorado.

E ainda por cima emule uma disputa com seu atípoda, o deputado Jair Bolsonaro, cuja declaração mais relevante à revista Veja que lhe dedicou matéria de capa foi: “Sobre economia não tenho opinião”. O programa do seu adversário todos já sofremos na carne – desarranjo econômico com um impeachment de cereja do bolo.

Quem são os responsáveis pela polarização da eleição?

Não fomos tão politicamente pobres nem quando Jânio Quadros, desgrenhado, abraçado a uma vassoura e com um sanduiche envolto em papel de embrulho no bolso (para comer no palanque, mesmo depois bem jantado), vociferava contra a corrupção barata nas repartições dos barnabés.

O mais trágico, contudo, não é discutir se será “com ou se Lula”, mas já saber de véspera quem é o responsável por tal dilema – um centro político que, sendo maioria, recusa-se a articular-se para vencer a polarização.

Tucanos, Marina, Ciro, Meirelles, todos nomes com potenciais percentuais de 10%, em vez do diálogo preferem a competição que leva à ausência de troféu. Escolhem a divisão que permite a Lula e Bolsonaro radicalizar e impor humilhante derrota ao centro, maior que eles.

Francamente. É um comportamento que os escafandristas do futuro catalogarão como um vírus que só prosperava abaixo da linha da estultice.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais