Início »  Aliados reforçam pré-candidatura de Doria ao Planalto

 Aliados reforçam pré-candidatura de Doria ao Planalto

A+A-
Reset
Uncategorized


Os elogios feitos pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB), ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), na semana passada, retribuindo a defesa que o tucano havia feito do peemedebista durante a crise deflagrada com a divulgação do áudio do empresário Joesley Batista, da JBS, voltou a reforçar o nome de Doria para a sucessão de 2018 ao Palácio do Planalto.

PSDB dividido

O movimento feito por Temer ocorreu pouco depois de o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ter discutido o tema da eleição presidencial em 2018 com as cúpulas nacionais do PSB e do DEM em dois encontros no Palácio dos Bandeirantes. Alckmin chegou a defender o desembarque do PSDB da base aliada de Temer após a aprovação das reformas em discussão no Congresso.

Por um lado, Temer busca manter o PSDB dividido e assim “segurar” uma parcela dos tucanos a seu lado até 2018. De outro, sinaliza a João Doria sua simpatia por uma eventual candidatura presidencial do prefeito da capital paulista nem que seja fora do PSDB.

PMDB e DEM cortejam Doria

Aliás, segundo O Estado de S. Paulo da última sexta-feira (11), Michel Temer teria dito a Doria que “as portas do PMDB estão abertas” para o prefeito de São Paulo disputar a presidência da República pela sigla. João Doria também já é sondado pelo DEM como um possível presidenciável. No partido, especula-se até mesmo a possibilidade de Doria ser o candidato a presidente tendo o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), como parceiro de chapa.

As sondagens feitas por PMDB e DEM visando o futuro de Doria aumentaram a crise no PSDB. Os desafios internos no partido são tamanhos que não há consenso nem em relação à comunicação. Desde a semana passada, o presidente em exercício do partido, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), tem sido criticado por conta de inserções que foram ao ar em rede nacional nas quais o PSDB promete “admitir seus erros” durante o programa partidário que será transmitido na quarta-feira (17).

Alckmin x Doria

Ainda que João Doria garanta que não sairá do PSDB e prometa lealdade a Geraldo Alckmin, seu padrinho político, não pode ser descartada a possibilidade de o prefeito de São Paulo deixar o ninho tucano. Além de o nome de Doria estar nacionalmente projetado como pré-candidato a presidente, a crise no PSDB e a necessidade de Temer e aliados terem um candidato que represente o atual governo pode levar à construção do projeto Doria por outra legenda.

Outra leitura feita no mundo político é que o assédio de PMDB e DEM em direção a Doria tem o objetivo de mostrar ao PSDB que o prefeito de São Paulo é visto como o “melhor” nome tucano para 2018. Essa movimentação de potenciais aliados do PSDB ocorre no momento em que Geraldo Alckmin intensifica sua articulação visando a sucessão presidencial do ano que vem. Se, por um lado, PMDB e DEM tem preferência por Doria, Alckmin trabalha para consolidar o diálogo com PSB, PP e PSD.

Alianças para 2018

Mesmo que o cenário ideal seja a construção de uma candidatura presidencial unindo PSDB, PMDB e DEM, existe a possibilidade de PMDB e DEM se afastarem dos tucanos. A imagem do PSDB está desgastada, e o PMDB sonha com uma candidatura ao Planalto.

Fora isso, o DEM, tradicional aliado dos tucanos, não garante que estará automaticamente junto do PSDB, como fez nas últimas seis disputas presidenciais. Assim, caso PMDB e DEM construam um candidato, os dois partidos poderão, sim, se afastar do PSDB, enfraquecendo ainda mais os tucanos.

Nesse cenário, mesmo que Doria afirme que não irá disputar a eleição contra Alckmin, já está ocorrendo internamente no PSDB, sobretudo em São Paulo, uma disputa entre ambos pela candidatura presidencial de 2018.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais