Na terça e quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne, para decidir sobre a taxa básica de juros (Selic), hoje em 10,25% ao ano.

A expectativa é que o Copom mantenha sua tendência de queda e vá para 9,25%. Se confirmada, será a sétima redução consecutiva.

Na próxima terça-feira (1º), o Copom divulga a ata da reunião. Depois, o colegiado volta a se reunir nos dias 5 e 6 de setembro.

TENDÊNCIA: Redução de 10,25% para 9,25%

Denúncia: semana de articulações

A Câmara pode votar, no dia 2 de agosto, a denúncia contra o presidente Michel Temer. Os deputados decidirão se autorizam ou não o Supremo Tribunal Federal a investigar o presidente por corrupção passiva, conforme acusação da Procuradoria-Geral da República.

Para que seja autorizada a investigação, são necessários 342 votos. Esse é o quórum mínimo que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estabeleceu como critério para que a votação seja iniciada.

Confiante na vitória, Temer articula com aliados para que haja número suficiente para a votação. A oposição, ao contrário, tenta prolongar o desgaste do governo e trabalha para adiar. Acredita que fatos novos podem surgir e atingir o presidente. Também espera que uma nova denúncia, a ser apresentada por Rodrigo Janot também em agosto, possa aumentar a fragilidade de Temer.

O presidente Temer terá uma agenda cheia na semana, com encontros com várias lideranças partidárias. As contas do Planalto apontam vitória do presidente se a votação ocorrer na data prevista. Por isso o governo busca evitar adiamentos.

TENDÊNCIA: A chance de votação no dia 2 é de 60%

Ação das Forças Armadas no Rio

Esta semana as Forças Armadas vão começar uma série de operações de garantia da lei e da ordem no Rio de Janeiro. As operações serão conduzidas em sigilo e sem a participação inicial das forças policiais do estado. Vão estar envolvidos contingentes das três forças e das polícias Federal e Federal Rodoviária. As operações serão pontuais, em áreas já mapeadas pela inteligência e devem se estender até o final de 2018.

TENDÊNCIA: Início esta semana