Início » Foro de São Paulo e a “Marximização” do Lucro

Foro de São Paulo e a “Marximização” do Lucro

A+A-
Reset
Uncategorized


Ahh o neoliberalismo… Sempre teve um espião dentro das reuniões do Foro. Desde o começo. Um espião tão discreto chamado “ganância” que, dentro de Ollanta Humala, ex-Presidente peruano, PT, chavistas, entre outros, só apareceu quando o respeito de cada um na justiça já tinha sido pulverizada.

Odebrecht no centro da corrupção

No Peru, Ollanta Humala foi apenas mais um picado pelo mosquitinho do capitalismo. A Odebrecht, produto de exportação brasileiro, levou o ex-Presidente peruano a ceder as tentações do que o capitalismo oferece, apesar de ter passado anos de sua vida frequentando e justificando o ideário do Foro de São Paulo.

No Brasil, o PT, membro mais ilustre do Foro, fundador e mantenedor, também não resistiu aos encantos da brasileiríssima empreiteira de nome alemão. Por mais que neste exato momento, enquanto ocorre a recente edição do Foro, a revolução e a busca pelo socialismo seja a pauta, vários dos integrantes são unidos, uns pelos outros, no ideário capitalista de maximização do lucro, ou, neste caso, “marximização” do lucro.

Em El Salvador, o FMLN, do ex-Presidente Mauricio Funes também cedeu a Odebrecht. Não é só isso, ao que as investigações estão demonstrando, quase todos os partidos membros do Foro de São Paulo, que estiveram no poder durante a última década, estão sendo investigados por corrupção ou já foram comprovadas tais operações corruptas.

A lista de figurinhas carimbadas do Foro de SP ligados a milionários atos de corrupção é extensa: Danilo Medina (Rep. Dominicana), Cristina Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Daniel Ortega (Nicarágua), Fernando Lugo (Paraguai) entre outros.

“O Foro de São Paulo acabou há anos. Ele é mais um encontro entre amigos, uma celebração do que acreditávamos do que necessariamente um projeto de futuro”, é a opinião de um participante do Foro, que já esteve em duas edições e é assessor de um parlamentar do Partido dos Trabalhadores (PT).

A ganância sobre o interesse coletivo

O Foro de SP fracassou pela mesma razão que a União Soviética fracassou e que todas as experiências de socialismo fracassaram: a ganância individual de membros terminou por se sobrepor ao interesse coletivo. A China comunista, percebeu isso na mudança entre Mao Tse Tung e Deng Xiaoping, que, não só levou o Partido Comunista Chinês a rever (e criticar fortemente) a política de Mao, mas a levar o país para uma abertura econômica sem precedentes. O capitalismo foi abraçado pela China para salvar os interesses políticos do partido.

Cuba e Venezuela

Na América Latina, o experimento com o socialismo se mostrou um fracasso retumbante. Não há disciplina, nem conhecimento na esquerda latino-americana para se chegar perto de um esboço de sucesso. Cuba sobreviveu das moedinhas que a União Soviética enviava e, sim, pode ser considerado uma tentativa, embora fracassada, real de socialismo. A Venezuela, enquanto projeto socialista, se mostrou um fracasso sem precedentes. O próprio contexto histórico de buscar no glorioso Simon Bolívar o símbolo do projeto já foi um erro. Pobre Bolívar, eternamente ligado a idiotice do bolivarianismo.

Sem estratégia, sem disciplina, sem controle e sem razão, o país está ardendo em uma lareira montada pelo próprio regime e, de fato, nunca chegou perto de funcionar. No entanto, Maduro foi exaltado de forma unanime na atual edição do Foro e instado a “resistir”.

Capitalismo sindical

Já o Brasil não teve um governo essencialmente de esquerda. Tivemos um capitalismo sindical de relativo sucesso durante os anos Lula. Abandonando completamente tudo que o Foro de SP debateu nos anos anteriores, o PT fez um governo absolutamente capitalista, com subsídios a uma infinidade de empresas, incentivos fiscais, créditos baratos, participação ativa de vários bancos na formulação da política econômica e, claro, o benefício próprio de seus mais altos membros.

O Foro de SP se tornou um cosplay político que morreu, justamente porque seus membros tiveram a real oportunidade de colocar em prática o que debateram, mas não contavam com a mosquinha da ganância que picou a quase todos os presentes.

Publicado na GQ em 19/07/2017

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais