Início » Lava-Jato atingiu imagem de Temer
Uncategorized

Lava-Jato atingiu imagem de Temer

A+A-
Reset


Na pesquisa que realizou recentemente, o instituto Datafolha perguntou a opinião dos entrevistados sobre a participação ou não do presidente Michel Temer nos escândalos investigados pela Operação Lava-Jato.

As respostas mostraram que a opinião pública tem a percepção de que o presidente teve participação nos escândalos. Também avalia criticamente a decisão de Temer de demitir os ministros sob suspeição de envolvimento com corrupção somente se, eventualmente, eles se tornarem réus na Justiça.

Embora o clima político contribua para que a opinião pública tenha essa avaliação negativa, o fato é que a Lava-Jato tirou pontos importantes da popularidade do governo.

70% acreditam que Temer “participou do esquema”

Ao serem questionados se “o presidente Michel Temer teve participação direta ou não nos esquemas de corrupção descobertos pela Operação Lava-Jato”, mais de 70% disseram acreditar que sim.

Sobre os ministros investigados pela Lava-Jato, a maioria entende que o presidente deveria demiti-los.

A opinião sobre a participação direta ou não de Michel Temer na Lava-Jato chama a atenção, pois o presidente não foi mencionado como destinatário de propina, algo que tem ocorrido com diversos políticos. Mesmo assim, a maioria dos entrevistados entende que Temer “participou do esquema”.

Uma explicação para isso pode ser o fato de nove ministros de seu governo serem investigados pela Lava-Jato. Vale lembrar que alguns desses ministros são muito próximos a Temer, o que pode ter atingido negativamente a sua imagem.

Embora a economia seja um tema fundamental para que Michel Temer possa melhorar o seu nível de popularidade, é necessário um gerenciamento dos “estragos” que a Lava-Jato está produzindo em sua imagem e na de seu governo, pois a bandeira da ética está sendo muito cobrada pela opinião pública em relação ao sistema político como um todo.

Nesse ambiente, qualquer suspeita de envolvimento com desvios éticos leva a opinião pública a se posicionar criticamente em relação aos governos, políticos e partidos.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais