Início » Projeção de votos a favor da Previdência
Uncategorized

Projeção de votos a favor da Previdência

A+A-
Reset


A partir do comportamento dos partidos ao longo de abril, a Arko Advice fez uma projeção sobre o potencial de votos para a Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Hoje, há uma tendência de 313 votos favoráveis à proposta.

Para chegarmos a esse número, consideramos que o percentual de apoio dos parlamentares que estiveram ausentes às votações de interesse do governo tenha uma distribuição similar à daqueles que participaram. Não contabilizamos qualquer voto favorável de PT, PDT e SD.

Para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição, são necessários 308 votos. Portanto, a margem de apenas cinco votos, além do mínimo necessário, é muito pequena.

A tendência é que o governo consiga aumentar o apoio à reforma nas próximas semanas. E que o texto seja aprovado com cerca de 320 votos.

PEC chegará ao Senado em julho

A Comissão Especial da Câmara deve concluir a votação do parecer do relator da Reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), esta semana. Depois, o projeto segue para a análise do plenário.

Começará, então, a etapa mais difícil. O governo ainda não tem os votos necessários para aprovar a proposta. Portanto, o mais provável é que a votação comece apenas a partir da semana do dia 22 de maio.

Na Comissão Especial, composta pelos deputados mais fiéis ao governo, a conclusão de votação do projeto deve demorar duas semanas. É razoável esperar que o primeiro turno na Câmara leve três semanas. Portanto, ocorrer por volta do dia 8 de junho.

Haverá um feriado na semana do dia 12 de junho. Com isso, o segundo turno deve consumir as duas últimas semanas do mês. Por esse calendário, o texto somente deve chegar ao Senado em julho. A Proposta de Emenda à Constituição que impôs um limite para os gastos públicos levou cerca de três meses para ser aprovada pelos senadores.

Sendo a Reforma da Previdência muito mais polêmica, a conclusão da tramitação da matéria não deve se dar antes do final de setembro.

O recesso do Congresso, pela Constituição, será entre os dias 19 e 31 de julho. Porém, para entrar em recesso, é preciso votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Como é pouco provável que isso aconteça, os parlamentares não deverão ter férias. Podem, contudo, realizar um recesso branco.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais