Início » Novela da terceirização terá capítulos adicionais
Uncategorized

Novela da terceirização terá capítulos adicionais

A+A-
Reset


A aprovação do projeto que regulamenta a terceirização de serviços e mão de obra (PL n. 4.302/98) não encerrou a discussão em torno do assunto. Até a sanção presidencial do texto, cujo prazo final é 12 de abril, muita coisa poderá mudar.

O projeto aprovado pela Câmara e enviado à sanção presidencial permite a terceirização de todas as atividades de uma empresa; prevê responsabilização subsidiária à empresa contratante em relação ao cumprimento das obrigações trabalhistas pela terceirizada; e aumenta de 90 para 180 dias o prazo de vigência do contrato de trabalho temporário.

A futura lei pode, porém, sair diferente do que foi aprovado pelos deputados. Isso porque o Senado não concorda com o texto e pretende votar nos próximos dias outro projeto (PLC n. 30/15). Já aprovado na Câmara em 2015, possui regramento mais abrangente e oferece mais garantias aos trabalhadores.

Embora o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), pretenda promover alterações substanciais, a tendência é que os senadores façam apenas mudanças redacionais na proposta, o que assegura seu envio para sanção, sem necessidade de retorno à Câmara. A intenção é oferecer a possibilidade de sanção de pontos específicos dos dois projetos articulando as redações de forma a que os textos se complementem.

Além disso, setores contrários ao projeto vão judicializar a questão. Partidos de oposição e o Ministério Público do Trabalho já anunciaram que impetrarão ações junto ao Supremo Tribunal Federal contestando a constitucionalidade da proposta.

O palácio do Planalto aponta para a possibilidade de sancionar versão dura do texto aprovado na Câmara e com o apoio do presidente do Senado Eunício de Oliveira (PMDB-CE).

Reforma trabalhista, o próximo capítulo

Após a aprovação da terceirização, o próximo item da agenda da Câmara é a Reforma Trabalhista (PL n. 6.787/16). O relator da matéria, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), antecipou para o dia 13 de abril a apresentação do parecer ao projeto na Comissão Especial que analisa a proposta. O prazo anterior era 4 de maio. A antecipação visa evitar que haja coincidência de votação em plenário com a Reforma da Previdência.

Entre os principais pontos do texto estão:

A prevalência de acordo coletivo sobre a CLT em determinados direitos (negociado sobre o legislado);

a regulamentação do trabalho temporário;

e a representação dos trabalhadores no local de trabalho em empresas com mais de 200 funcionários.

O projeto, que recebeu 840 emendas, deverá sair da comissão com várias alterações. As principais mudanças previstas são: a ampliação das modalidades de contratação, como o trabalho intermitente (jornada móvel) e o teletrabalho (home-office); nova formatação para a representação dos trabalhadores no local de trabalho; e a inclusão da substituição da contribuição sindical obrigatória pela chamada contribuição negocial.

Com relação ao trabalho temporário, como o projeto de terceirização já tratou do aumento do prazo dos contratos dessa modalidade de contratação, esse item deve ser excluído do texto.

A julgar pelo placar da votação da terceirização (231 votos), o governo não terá dificuldade para aprovar a Reforma Trabalhista. Por se tratar de um projeto de lei, o quórum de aprovação é de maioria simples de votos, desde que estejam presentes 257 deputados, maioria absoluta da composição da Casa

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais