Início » Murillo de Aragão: “é preciso restituir a institucionalidade no STF”
Uncategorized

Murillo de Aragão: “é preciso restituir a institucionalidade no STF”

A+A-
Reset


No último fim de semana, o cientista político e presidente da Arko Advice, Murillo de Aragão, participou do programa “Painel”, no canal Globonews, apresentado por William Waack. O tema foi os desdobramentos da morte do ministro Teori Zavascki para o Supremo Tribunal Federal. Os outros dois convidados foram Carlos Velloso, ex-presidente do STF, e José Eduardo Faria, professor de Direito na USP.

O debate levantou pontos importantes, que levam à reflexão do papel do STF com relação ao combate à corrupção, mais especificamente com relação à Operação Lava-Jato. Destacamos os pontos mais importantes do debate, no ponto de vista de Murillo de Aragão, veja abaixo:

O poder do acaso e a decisão de Michel Temer

O presidente Michel Temer decidiu esperar a decisão da ministra Cármen Lúcia, sobre a relatoria da Operação Lava-Jato, para indicar um novo ministro, para a substituição de Teori Zavascki. A opção de Temer, ainda que considerada uma resposta à pressão midiática, foi considerada sábia pelos convidados do programa.

Dessa maneira, Temer está livre do peso do julgamento da opinião pública, e ganha tempo para a escolha do sucessor de Teori. Livra-se também das consequências do acaso. Murillo cita a célebre frase de Machado de Assis: “O acaso tem um voto decisivo na assembleia dos acontecimentos”, confira o texto Acaso e Serendipidade, publicado anteriormente neste blog e também no Blog do Noblat.

Os danos da midiatização do Judiciário

A midiatização do poder Judiciário é danosa porque desloca os referenciais, segundo Murillo. Dessa forma, os ministros do STF acabam por revelar posições políticas destoantes da institucionalidade que o cargo de um juiz do Supremo exige.

A maior pressão vinda da opinião pública e da mídia também pode levar a erros na condução dos processos que tramitam no STF.

O papel da ministra Cármen Lúcia

A ministra Cármen Lúcia tem a obrigação de chamar para si a responsabilidade sobre a restituição da institucionalidade do Supremo Tribunal Federal. Com muitos perfis de ministros, alguns mais discretos, outros com posições políticas e ideológicas mais claras, os julgamentos podem acabar prejudicados, e abrirem-se precedentes de crises institucionais.

Para onde caminha a Operação Lava-Jato?

Ainda há um longo caminho adiante, para a Operação Lava-Jato, mas seu pico deverá ocorrer neste ano de 2017, com as delações da Odebrecht, e suas consequências no atual governo. “Neste ano a Lava-Jato será uma chuva de meteoros, seguida de uma lenta digestão, que deve durar mais ou menos dois anos”.

Espera-se que o sorteado para ser o novo relator da operação, em substituição ao ministro Teori Zavascki, seja imune às pressões da mídia e opinião pública, e também isento de ideias políticas em seu exercício. “Nesse ponto, Teori foi de conduta exemplar”, afirmou o cientista político.

Para ver um trecho do programa, clique aqui (é possível ver completo, se for assinante Globo ou de TV por assinatura)

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais