Início » Manutenção de Aécio na presidência racha PSDB
Uncategorized

Manutenção de Aécio na presidência racha PSDB

A+A-
Reset


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) obteve importante vitória política na última quinta-feira, 15, ao ser reconduzido à presidência nacional do PSDB até maio de 2018. A prorrogação de seu mandato teve o respaldo de 29 dos 31 integrantes da Executiva Nacional do partido. Líder mais importante da legenda, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apoiou a permanência do senador mineiro no posto.

A manutenção de Aécio à frente do PSDB representou uma derrota para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que preferia o deputado federal Silvio Torres (PSDB-SP) no lugar de Aécio, ao final da disputa inicialmente marcada para maio de 2017. Alckmin reagiu com irritação à articulação, que considerou sua “expulsão branca” do PSDB.

A recondução de Aécio ao comando tucano tem potencial para fortalecer a aliança com o governo Michel Temer (PMDB), já que o senador mineiro, FHC e o chanceler José Serra (PSDB) defendem uma participação mais efetiva do partido na atual gestão, inclusive em pastas estratégicas na coordenação política e na área econômica.

Alckmin x Aécio 2018

Geraldo Alckmin, ao contrário, critica tanto a maior participação no governo Temer quanto a PEC dos Gastos. Com a continuidade de Aécio no controle da máquina, perde força a tese defendida internamente por Alckmin de apoio mais tímido a Temer diante da necessidade de, segundo o governador paulista, o PSDB “precipitar” o debate sucessório de 2018.

Os rumores envolvendo a saída do governador do partido, caso queira disputar o Palácio do Planalto em 2018, tendem a crescer. Não por acaso o PSB, cotado como um possível destino de Alckmin, já começa a debater a possibilidade de desembarcar da base aliada do governo Temer.

Além da maioria dos votos na Executiva Nacional, Aécio Neves conseguiu o respaldo de 22 dos 27 diretórios estaduais. A articulação em seu favor teve, além de FHC, o apoio de Serra, também cotado como presidenciável para 2018.

Embora o deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP), próximo a Alckmin, tenha sido eleito novo líder da bancada federal tucana em Brasília, a permanência do senador mineiro na presidência nacional do PSDB representa um importante passo para Aécio se consolidar como candidato do partido ao Palácio do Planalto.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais