Início » Reforma Trabalhista em compasso de espera

Reforma Trabalhista em compasso de espera

A+A-
Reset
Uncategorized


A Reforma Trabalhista defendida pelo governo do presidente Michel Temer só será analisada pelo Congresso Nacional no próximo ano. O tema é consenso entre a maioria das forças políticas e possui defensores até mesmo entre juristas da área, como o próprio presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Martins. As maiores resistências à reforma partem da ala sindical contrária ao governo.

Apesar de minoritária, a oposição parlamentar e social vem conseguindo adiar a análise das mudanças. A principal medida em questão é a regulamentação da terceirização de serviços, e dela depende o futuro da reforma. O ponto central dessa discussão é a liberação da terceirização para qualquer atividade desenvolvida por uma empresa ou apenas para atividades acessórias.

Ela é tratada prioritariamente em dois projetos de lei: PL nº 4.302/98, em fase final de tramitação na Câmara, e PLC nº 30/15, em discussão no Senado. Ambos os projetos tiveram suas análises adiadas por pressão dos sindicalistas.

O outro ponto fundamental da reforma é a flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para possibilitar que as negociações coletivas prevaleçam sobre a legislação, o chamado “negociado sobre o legislado”. O tema é tratado sem avanços em vários projetos na Câmara e no Senado.

Porém, a despeito dos entraves no Legislativo, a reforma já está em discussão no Judiciário. A Justiça tem tomado decisões que reforçam os termos da reforma pretendida pelo governo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) vem reconhecendo a prevalência, em alguns casos, do acordo coletivo firmado entre sindicato e empresa sobre as regras da CLT. Houve decisões favoráveis à flexibilização de pagamento de horas de deslocamento do trabalhador ao local de trabalho, aumento de jornadas e fim da ultratividade (validade de direitos adquiridos em acordos com prazo vencido).

A própria terceirização é um assunto que pode ser decidido pelo STF. Recentemente, a Corte adiou julgamento sobre norma do TST a respeito. Levando-se em consideração as posições recentes, o tribunal tende a aceitar que as empresas possam terceirizar quaisquer serviços, sem restrições.

No entanto, o protagonismo da reforma ainda pertence ao Congresso. A bola está com os parlamentares. Contudo, caso permaneça a inércia legislativa, os rumos das relações trabalhistas no país se voltarão para as mãos da Justiça.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais