Início » 5 riscos para o mundo com Donald Trump
Uncategorized

5 riscos para o mundo com Donald Trump

A+A-
Reset


Os Estados Unidos e o mundo estão na expectativa do resultado da disputa acirrada entre Hillary Clinton e Donald Trump. A ex-senadora e ex-Secretária de Estado, Hillary Clinton, candidata do partido Democrata, é conhecida na recente história americana e mesmo com alguns tropeços fez uma campanha tradicional e sólida. Já empresário e candidato republicano, Donald Trump é a incógnita e na política e economia o desconhecido é um risco. Veja alguns riscos presentes em uma possível vitória de Trump.

O Risco Econômico

Donald é conhecido por ser um empresário de sucesso, o self-made man. Muitos eleitores citam isso como um gerador de confiança para superar a crise nos EUA. Na campanha, Donald repete incessante o seu slogan, “Make America great again“(fazer a América grandiosa novamente). Mas, esta semana, 370 especialistas na área, incluindo 8 prêmios Nobel, publicaram uma carta aberta no Wall Street Journal. Na carta apontam o republicano como “uma escolha perigosa e destrutiva” e sugerem que os eleitores votem em outro candidato. Também apontam as falhas na campanha de Donald. “Ele informa erradamente o eleitorado, mina a confiança nas instituições públicas com teorias da conspiração e promove ilusões propositadas sobre a realidade”, afirma o manifesto dos economistas. O mercado brasileiro já responde negativamente ao risco Trump.

Risco político

Os EUA, sua política interna e externa, sempre foram um termômetro para a política mundial e qualquer incerteza gera um efeito borboleta. Analistas políticos estão considerando o impacto de Trump chegar à Casa Branca semelhante ao Brexit, saída do reino Unido da União Europeia. E mesmo Hillary tendo um passado político ligado aos conflitos no Iraque e no Afeganistão, Trump por seu caráter impulsivo e imprevisível gera um desconforto generalizado. Donald já declarou que o crescimento do Estado Islâmico vem de uma política de defesa fraca e que Barack Obama e Hillary Clinton seriam seus co-fundadores. Disse também que a Coreia do Sul deveria ter armas nucleares para lidar com a Coreia do norte, despertando o medo de uma nova corrida armamentista. É evidente o desconhecimento do republicano quanto à política internacional. Veja o mapa que o Huffington Post fez baseado em declarações de Trump.

O Mundo segundo Donald Trump

O risco racial, étnico e de gênero

Ponto nevrálgico da campanha republicana foi a relação de seu candidato com as mulheres e os imigrantes. Trump ostenta um extenso histórico de escândalos e denúncias, que está aumentando conforme chega o dia da eleição. O candidato também fez ataques diretos à sua oponente claramente sexistas e declarações embaraçosas sobre como trata as mulheres.

https://www.youtube.com/watch?v=P-gZlv_75WI

As críticas diretas ao presidente Obama e políticas afirmativas coloca Donald contra a população negra. A promessa de construir um muro na fronteira com o México e de devolver o país aos americanos também é uma das muitas posturas polêmicas de Trump com relação aos imigrantes.

O Risco do ódio

Os discursos inflamados de Donald Trump despertaram grupos perigosos de simpatizantes. Para dizer que é a favor da América para os americanos, Donald se posicionou contra todos os outros, principalmente muçulmanos e latinos. Grupos extremistas, nacionalistas de direita e racistas encontraram em Trump um líder alinhado às suas crenças. No último debate o republicano disse não saber se respeitará o resultado das eleições e milícias já se movimentam contra uma possível vitória de Hillary. A Ku Klux Klan (KKK) manifestou apoio ao candidato e mesmo com nota contrária dos assessores de Trump a repercussão não foi boa. Uma igreja no Mississipi frequentada majoritariamente por negros foi queimada e uma frase em apoio à Trump pichada na parede. Há o temor de um aumento dos crimes de ódio nos EUA qualquer que seja o resultado.

O risco da rejeição

Pesquisas apontam hoje que Hillary tem 6 pontos percentuais à frente de Trump. A disputa ainda não está definida. O ponto principal é que esta eleição pode ser decidida pela rejeição à Hillary ou à Trump. A candidata democrata representa o stablishment, a política tradicional desacreditada pelo americano médio. Donald Trump com sua falta de experiência, seu histrionismo, falsas informações sobre fatos econômicos e políticos, além do racismo e sexismo, gerou uma onda de rejeição e desconfiança sobre sua capacidade de ocupar um cargo político tão importante. Para muitos, a eleição da semana que vem se resume em: que vença o menos pior.

Para terminar uma pequena compilação de frases polêmicas de Trump feita pelo Estadão.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais