Início » Acordo de Paris: redução de emissão de gases

Acordo de Paris: redução de emissão de gases

A+A-
Reset
Uncategorized


Na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas será realizada audiência pública, na terça-feira (8). Será discutida a influência dos biocombustíveis no cumprimento das metas brasileiras estabelecidas no Acordo do Clima de Paris. O tratado internacional, ratificado em outubro pelo Brasil, tem por objetivo reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e conter o aumento da temperatura média global. As metas são estabelecidas para 195 países signatários do tratado. O Brasil se comprometeu a reduzir em 37% suas emissões de gases até 2025 e em 43% até 2030. Os valores são em relação ao montante registrado em 2005.

Escoamento de safra

O governo deve editar portaria que prevê o aporte de R$ 150 milhões para garantir o escoamento da safra através da equalização de recursos do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e do Prêmio de Equalização Pago ao Produtor (PEPRO). A medida depende de decisão dos ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento e deve ser assinada em dez dias. De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPAer), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), os mecanismos vão ajudar na distribuição do cereal brasileiro, regulando os preços no mercado interno.

Crianças com cardiopatia congênita

A situação do atendimento ambulatorial e cirúrgico das crianças com cardiopatia congênita será discutida em audiência pública da Comissão de Legislação Participativa, marcada para quarta-feira (9). Autora do pedido que deu origem ao debate, a deputada Erika Kokay (PT-DF) afirma que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), alertou a população, em abril de 2015, sobre o eminente risco de colapso no atendimento cirúrgico, em especial às crianças cardiopatas. Segundo a entidade, de 2010 a 2015 ocorreu diminuição progressiva e acentuada no número de cirurgias cardiovasculares realizadas no País.

Lei de Responsabilidade Educacional

Está na pauta de uma comissão especial da Câmara o projeto da Lei de Responsabilidade Educacional (PL 7420/06). Na quarta-feira (9), a comissão deve o relatório do deputado Bacelar (PTN-BA). A proposta responsabiliza, com penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92), o gestor público que permitir, injustificadamente, o retrocesso da qualidade da educação básica nos estados, municípios e Distrito Federal. O texto reúne 20 propostas sobre o tema. A aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional é uma das exigências do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005/14).

Reforma política

O Senado vota na próxima semana propostas de reforma política que buscam diminuir o número de partidos políticos (PEC 36/2016) e proibir a reeleição (PEC 113A/2015). A matéria vem à tona após a finalização das eleições municipais. O Senado pode ainda concluir a análise da proposta que regulamenta a prática das audiências de custódia (PLS 554/2011). O texto estabelece um prazo máximo de 24 horas para que um preso em flagrante seja levado perante um juiz.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais