Início » Ventos da tempestade

Ventos da tempestade

A+A-
Reset
Uncategorized


Separados por poucos metros nas celas da Polícia Federal de Curitiba, Eduardo Cunha e Marcelo Odebrecht têm o poder de abalar e, até mesmo, destruir alguns dos principais alicerces da República.

Não existe dúvida quanto à toxidade das revelações de ambos. As dúvidas se referem ao timing. Como e quando virão a público? Outra questão que aflige é saber como separar o que será denunciado? O que é caixa 2 e o que é propina?

Mas as dúvidas não param por aí. Quem será mortalmente atingido e quem pode sobreviver? Qual será a capacidade de digestão e processamento do STF das denúncias que atingirão grandes lideranças?

Para o mercado, apenas dois nomes interessam de verdade: Michel Temer e, no plano interno, Eliseu Padilha. Temer por razões óbvias. Padilha pela capacidade de articular o governo.

Tudo indica que ambos podem sair – mesmo que não ilesos – mas operacionalmente funcionais da tempestade que virá pela frente.

Não há interesse institucional de inviabilizar o governo Temer mesmo que a tempestade seja muito violenta. O STF sabe da delicadeza do momento e vai atuar com muita cautela na apreciação das denúncias de políticos.

No curto prazo, o governo parece ter uma estratégia para lidar com a incerteza: criar boas notícias no âmbito Legislativo com o avanço da PEC do Teto dos Gastos e da Lei do Pré-Sal na Câmara.

Tudo indica que as turbulências da semana passada (prisão de Cunha e de policiais legislativos do Senado) não irão abalar a capacidade de votação na Câmara dos Deputados.

A estratégia é acertada, pois as votações podem gerar boas repercussões no ambiente econômico. E, com isso, melhorar a sensação térmica no país.

Porém, as rachaduras na estrutura da política nacional são evidentes. E as dúvidas imensas. As sequelas das futuras delações e revelações serão graves e vão testar gravemente os limites da política brasileira e de sua capacidade de renovação.

Em especial, pela expectativa de que o STF será cauteloso, mas não irá deixar de atuar com mão pesada sobre aqueles cujas provas de mal feitos sejam irrefutáveis.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais