Início » O roteiro de Cunha
Uncategorized

O roteiro de Cunha

A+A-
Reset


Se for verdade tudo que se diz de Eduardo Cunha, ex-deputado federal, preso na quarta-feira, 19, o país está diante de uma lenda que, de fato, pode implodir a República.

Diz a mídia que Cunha guarda consigo um grande acervo, com áudios, vídeos e documentos de negócios envolvendo as cúpulas de PT, PMDB e cerca de 200 deputados de sua antiga base de apoio.

Metódico, nos últimos meses fez um levantamento de tudo o que ouviu e anotou seus interlocutores. Com menos de uma semana na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, Cunha já tem um plano sobre o caminho a seguir.

Réu em dois processos dos nove a que responde, o ex-presidente da Câmara é mais um peixe graúdo, junto com Marcelo Odebrecht e Antonio Palocci, que pode implicar autoridades do primeiro escalão dos últimos governos.

Seu poder tóxico pode atingir empresas e pessoas que se quer foram cogitadas. Mesmo com tantas informações acumuladas, a situação de Cunha é muito difícil. Já que, ao implicar pessoas, terá que revelar coisas que o implicam ainda mais.

Mesmo estando no córner, existe uma estratégia a ser seguida e que levará alguns meses:

– tentará habeas corpus nos tribunais superiores, mesmo consciente de isso não será fácil;

– vai explorar ao máximo o seu Big Data – imenso volume de dados capazes de impactar o mundo político – como arma para pressionar adversários e ex-aliados;

– se tudo falhar, será obrigado a encarar uma delação premiada como forma de salvar parte do patrimônio e proteger a família.

Assim, não existe certeza se as bombas de Eduardo Cunha irão explodir antes daquelas que decorreram da delação de Marcelo Odebrecht. São tempos complexos que vem por aí.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais