Início » Governo ganha legitimidade ao suplantar o discurso da oposição
Uncategorized

Governo ganha legitimidade ao suplantar o discurso da oposição

A+A-
Reset


Quinze dias depois da eleição municipal do “Fora, PT”, que subtraiu 50 milhões de votos do partido, duas palavras foram banidas da política: “golpe” e “Dilma”. Ruiu também o discurso da suposta falta de legitimidade do governo do presidente Michel Temer, cujo argumento era o de que vice não recebe voto, só o cabeça de chapa.

Depois da expressiva vitória de Temer na Câmara, ao aprovar a duríssima medida de controle dos gastos públicos, percebeu-se o óbvio: ilegítimo havia se tornado o relacionamento dos presidentes dos governos petistas com o Legislativo. Prova disso foi a existência do mensalão e do petrolão, mecanismos de corrupção que exigiram operações como a Lava Jato para combatê-los.

Temer, ao contrário, negociou com a Câmara sem outras moedas que não os argumentos em defesa do freio no descontrole das despesas ou o estabelecimento de um compromisso para durar 20 anos. Levou para o jantar com os deputados dois economistas encarregados de explicar a filosofia da medida. Atribui-se sua autoria ao governo atual, mas, na verdade, a PEC é uma decorrência da falta de alternativas legada pelo governo anterior, afastado por crime de responsabilidade.

O erros do PT

É impressionante a persistência do PT no erro. Em 2014, elegeu Dilma Rousseff escondendo uma crise cujos estragos estavam tão à mostra que racharam o país (a vantagem sobre o tucano Aécio Neves foi de 2,2% em segundo turno). Empossada, Dilma chamou para comandar o ajuste que passara a campanha desmentindo um técnico defensor do programa econômico derrotado nas urnas, mas negou-lhe os poderes imprescindíveis ao sucesso.

Alvo de um processo de impeachment lastreado em um turbilhão de evidências, manteve-se no bunker do Palácio da Alvorada embriagando-se de fantasias, como a convocação de eleição direta para presidente, o que é inconstitucional. Afastada, xingou os adversários de “golpistas”; expostos às eleições, slogan e discurso de seu partido foram rejeitados, e o afastamento, confirmado do Oiapoque ao Chuí. Há dois anos, o PT é sistemática e duramente contestado em todas as instâncias da sociedade – plenários, mídias, redes e urnas.

Apesar disso, seus principais líderes e militantes não aceitam a realidade, por isso não reconhecem os próprios erros; logo, não fazem autocrítica. Na metade de seus 13 anos no poder, o partido fez um mau governo e hoje apela para a velha oposição sistemática, obstruindo o governo nos plenários, uma vez que foi expulso das ruas pelo voto em primeiro turno.

Liderança robusta

Nas circunstâncias em que assumiu, porém, o presidente se robustece à medida que impõe sua liderança, conforme ocorreu com a aprovação da PEC 241/2016, a PEC do Teto dos Gastos. A ampliação da liderança depende de dois componentes: tempo e bons resultados, principalmente na economia.

Até aqui, Temer tem se valido de suas conhecidas habilidades para dialogar e explicar aonde pretende chegar, como sugeriu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com quem almoçou no feriado do dia 12 de outubro. Outro ponto forte no presidente é a naturalidade com que admite erros e corrige rotas, preservando a essência das propostas que tem oferecido em diferentes áreas de atuação.

Em menos de dois meses de mandato, Temer já conviveu de maneira exitosa com todos os elementos que constituem a vida democrática: eleições, medidas amargas, votações duras no Legislativo e reação – até aqui favorável – dos indicadores que pautam o humor da economia. Em todos eles, suplantou a nova oposição, essa, sim, sem rumo desde que foi arrastada pela crise que ela própria gerou.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais