Início » É cedo para o PSDB comemorar
Uncategorized

É cedo para o PSDB comemorar

A+A-
Reset


A eleição do tucano João Doria no primeiro turno para prefeito de São Paulo antecipou o embate entre o eterno trio de pré-candidatos do PSDB à presidência da República – Geraldo Alckmin, Aécio Neves e José Serra. O êxito de Doria, vitorioso em 56 das 58 zonas eleitorais, fortaleceu Alckmin, seu padrinho político, apontado como imbatível diante de Aécio.

Nos últimos dias, contudo, a avaliação da vitória de Doria começou a mudar. O ex-presidente Fernando Henrique disse a interlocutores que ela tem mais a ver com a facilidade que Doria, apresentador de TV, tem de se comunicar do que com as bênçãos do governador paulista.

Quem conhece o governador diz que seu nome não desce bem, na visão dos adversários de 2018. Os ressentimentos deixados por suas manobras políticas dificultam-lhe o caminho. A mais recente foi a escolha de Doria, consequência de veto imposto ao candidato de Serra – qualquer que fosse ele. A posição intransigente de Alckmin gerou um racha no partido.

Nada definido

Faltando dois anos para a corrida presidencial, duas variáveis precisam ser levadas em conta:

1) o desempenho do governo Temer na área econômica, no qual muitos apostam. Se for positivo, os maiores beneficiários devem ser Serra e Henrique Meirelles;

2) na hipótese de prévias, primeiro será preciso definir os critérios de inscrição de eleitores. Critérios sobre os quais há uma azeda polêmica interna.

Alckmin vive a típica euforia de quem ganhou, mas só se saberá quem vai levar em 2018. As brigas internas no PSDB são conhecidas por capacidade de produzir estragos por antecipação.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais