Início » Esquerda sai do pleito fragmentada e enfraquecida

Esquerda sai do pleito fragmentada e enfraquecida

A+A-
Reset
Uncategorized


As eleições municipais deste ano mostraram uma perda do protagonismo do PT entre os partidos de esquerda. Antes majoritário, os petistas agora contam com apenas 256 prefeitos em todo o país, número inferior ao registrado por PSB (413) e PDT (334), por exemplo. O PCdoB elegeu 80 e o PSOL, dois.

Não bastasse isso, o PT vê o crescimento do PSOL nas capitais. O partido elegeu apenas Marcus Alexandre (Rio Branco) em primeiro turno. E está no segundo turno apenas em Recife, com João Paulo, enquanto o PSOL disputa no Rio de Janeiro (Marcelo Freixo) e Belém (Edmilson Rodrigues).

A perda de importância do PT entre as forças de esquerda está incentivando PDT, PCdoB e PSOL, por exemplo, a lançarem candidaturas próprias.

Devido à crise que enfrenta, o PT corre o risco de um racha. Líderes históricos como os ex-governadores do Rio Grande do Sul (RS) Olívio Dutra e Tarso Genro têm feito fortes críticas ao comando nacional do partido.

A corrente Democracia Socialista (DS), que integra a chamada Mensagem ao Partido, de oposição à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), divulgou uma resolução acusando a direção petista de ter se associado a “práticas corruptas”.

Candidatos para 2018

Além do debate interno no PT estar bastante tensionado e o ex-presidente Lula correr o risco de ficar fora da disputa em 2018, nomes alternativos, como o do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e o do ex-governador da Bahia e ex-ministro Jaques Wagner (PT), também podem se inviabilizar para concorrer à Presidência.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que também aparecia como opção, perdeu pontos após a derrota já no primeiro turno das eleições deste ano. E o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, carrega desgastes após ter defendido a ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment.

Diante do enfraquecimento do PT, uma possibilidade cogitada é o apoio dos petistas ao ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Também vale destacar que o PSB, antes aliado das forças de esquerda, vem se reposicionando desde 2014 e hoje integra a base do governo Michel Temer (PMDB).

Mesmo que a tese da Frente de Esquerda, defendida por líderes esquerdistas como Tarso Genro, apareça como alternativa, ela é pouco viável diante da falta de consenso entre os partidos de esquerda sobre a linha de atuação a seguir.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais