Início » Clipping: Moro aceita denúncia contra Lula
Uncategorized

Clipping: Moro aceita denúncia contra Lula

A+A-
Reset


O juiz federal Sérgio Moro abriu ação penal da Operação Lava Jato a partir da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mulher do petista, Marisa Letícia, o empreiteiro da OAS Léo Pinheiro e outros cinco acusados. Lula é acusado corrupção passiva e lavagem de dinheiro no esquema de cartel e propinas na Petrobrás. É a primeira vez que o ex-presidente vai para o banco dos réus. Moro afirmou que o processo aberto ontem é a oportunidade para Lula “exercer livremente sua defesa” e que caberá ao Ministério Público Federal produzir “a prova acima de qualquer dúvida razoável” do envolvimento do petista nos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, dentro do esquema de desvios na Petrobrás. A defesa de Lula apresentou ainda em julho uma exceção de suspeição – ainda não julgada -pedindo o afastamento de Moro por perda de sua imparcialidade para julgar Lula, após ter praticado diversos atos que violaram as garantias fundamentais do ex-Presidente. (Estadão)

Temer: Brasil vive uma estabilidade extraordinária

Em um encontro organizado pelo Conselho das Américas com empresários em Nova York, o presidente Michel Temer buscou restaurar a confiança dos investidores no país. Afirmou que o Brasil vive uma “estabilidade política” extraordinária. Sem citar o governo anterior, disse que a má relação entre o Executivo e o Legislativo foram superadas. Temer citou o déficit e o desemprego como fruto de “medidas que deveriam ter sido tomadas muito tempo atrás, não foram e por isso geraram esta instabilidade financeira”. Defendeu a aprovação das reformas, com o apoio “significativo do Congresso” e a importância do PPI para retomar os investimentos e sair da recessão. (Folha)

Anistia de ‘caixa dois’ envolveu grandes partidos

Ninguém assume a paternidade da proposta, mas a tentativa frustrada para aprovar o texto que criminaliza o caixa dois, mas que poderia abrir brecha para livrar políticos que cometeram essas irregularidades no passado, teve como protagonistas as principais legendas da Câmara, especialmente PSDB, DEM, PP e PT. Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, afirmou que houve erro coletivo, mas não deu nomes e prometeu só colocar a proposta em votação junto com as outras nove medidas contra a corrupção sugeridas pelo Ministério Público (MP). Relatos informam que o assunto esteve presente em conversas nas últimas semanas e propunha anistia ampla e geral não apenas para o caixa 2, alguns defendiam algo mais restrito ao caixa 2 e mesmo ao caixa 1, oficial. O importante seria deixar claro no texto que iriam criminalizar, mas que não valeria para os crimes passados. (O Globo)

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais