Início » Três perguntas para Esperidião Amin
Uncategorized

Três perguntas para Esperidião Amin

A+A-
Reset


O deputado Esperidião Amin (PP-SC), relator do PLP nº 257/16, respondeu a 3 questões do Blog da Política Brasileira sobre a dívida dos estados com a União.

Qual sua avaliação sobre o projeto, após tantas mudanças em relação ao texto inicial?
O projeto ficou racionalizado. Trata de termos aditivos de 21 estados e estabelece para esses estados, como contrapartida, que os orçamentos dos próximos dois anos não poderão alcançar percentual maior que a inflação do ano anterior. O limite de gastos é o mesmo da PEC nº 241/16 (teto de gastos públicos). Caberá à unidade federada escolher em que ela vai gastar um pouquinho a mais e o que vai sacrificar.

O recuo na questão da proibição de reajustes aos servidores estaduais foi, de fato, necessário?
Não houve recuo, houve uma racionalização do projeto, houve respeito à federação. Esse dispositivo, especificamente, está escrito no artigo 169 da Constituição, na Lei de Responsabilidade Fiscal em vigor, no acordo firmado entre 21 governadores e a União, e estava escrito no projeto original. Ele apenas foi sacado na última hora porque era redundante. Ao retirar o projeto, ficou racionalizado.

A votação ainda não foi concluída. Pode haver novas mudanças?
Nos destaques, os autores é que terão que alcançar os 257 votos. São destaques que têm a ver com o Pacto Federativo. Um exemplo é o que visa ao ressarcimento via Fundo de Participação, em função de perdas dos estados com as desonerações e os benefícios fiscais promovidos pelo governo federal. Se houver um acordo amplo, com consentimento de todas as partes, antecipo que não serei contra.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais