Início » Temer aproxima Câmara e Senado para formular uma pauta conjunta

Temer aproxima Câmara e Senado para formular uma pauta conjunta

A+A-
Reset
Uncategorized


Desde a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara, o presidente em exercício Michel Temer tem feito amplo esforço para aproximar Câmara e Senado. Os contatos e as reuniões com Maia e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), aumentaram, e a perspectiva é a de que ambos trabalhem de forma mais alinhada com o Palácio do Planalto.

Divergências entre Renan e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha dificultavam o andamento da pauta de interesse do governo. Após encontro com Temer e Renan, Maia afirmou que agora existe diálogo entre a Câmara e o Senado para formular uma pauta conjunta.

No retorno dos trabalhos da Câmara, serão quatro as missões de Maia: 1) avançar na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos da União; 2) votar o projeto de lei que retira a obrigatoriedade de a Petrobras participar com 30% dos leilões do pré-sal; 3) votar o projeto que trata da dívida dos Estados com a União; e 4) concluir o processo de cassação de Eduardo Cunha.

Rodrigo Maia pretende, na primeira semana de agosto, priorizar a votação de medidas provisórias e o projeto que trata da renegociação da dívida dos Estados. Para 9 de agosto está previsto um amplo debate no plenário da Câmara sobre o projeto da Petrobras.

No dia seguinte, a expectativa é a de que seja votada a cassação de Cunha. O quórum mínimo ideal para isso é em torno de 450 deputados. A presença elevada, a pressão da mídia e o fato de a votação ser aberta reduzem a chance de o ex-presidente da Câmara preservar o mandato.

Já no Senado, são duas as questões prioritárias de curto prazo: 1) o processo de impeachment; e 2) a conclusão da votação da proposta de emenda à Constituição que prorroga em 30% a Desvinculação de Receitas da União (DRU), Estados e municípios até 2019.

No dia 9 de agosto, o plenário do Senado terá que votar o parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) sobre a instrução do processo contra a presidente Dilma Rousseff.

Mesmo sendo necessário apenas o apoio da maioria simples (na votação definitiva, no fim de agosto, é que serão necessários 54 votos para aprovar o afastamento definitivo de Dilma), há grande preocupação do governo com o placar dessa votação. O esforço é para que os 54 votos sejam alcançados já no dia 9, a fim de que não reste nenhuma dúvida sobre a continuidade da atual gestão. E Renan Calheiros é peça decisiva nesse processo.

Qual partido deve eleger mais prefeitos nas eleições de 2016?

No último dia 20, as eleições municipais entraram definitivamente na agenda. Até 5 de agosto, os partidos políticos devem oficializar seus candidatos e as coligações que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos mais de 5.000 municípios do país.

Segundo levantamento realizado pela Arko Advice, a tendência é que o PMDB, mesmo que registre queda em seu desempenho, se mantenha como a legenda com o maior número de prefeitos. Efeito da ocupação do Palácio do Planalto.

Ao que tudo indica, o grande derrotado das eleições municipais deste ano será o PT. A tendência é que, depois de saltarem de 200 para 627 políticos eleitos entre 2000 e 2012, os petistas sofram sua maior derrota eleitoral numa eleição municipal.

O PSDB, que perdeu muitos prefeitos – caiu de 991 para 692 prefeituras entre 2000 e 2012 –, deve voltar a crescer e se manter como a segunda legenda com o maior número de prefeituras. O DEM, cujo número de prefeitos eleitos no mesmo período caiu de 1.027 para 276, deve conter sua trajetória decrescente.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais