Início » Blog antecipou aliança entre PMDB e PSD em São Paulo

Blog antecipou aliança entre PMDB e PSD em São Paulo

A+A-
Reset
Uncategorized


A senadora Marta Suplicy (PMDB) e o vereador Andrea Matarazzo (PSD) confirmaram a aliança para a disputa pela prefeitura de São Paulo. Marta será a candidata a prefeita tendo Matarazzo como o vice da chapa.

O Blog da Política Brasileira foi o primeiro veículo de comunicação a considerar a possibilidade desse cenário, quando escrevi o artigo, em 28 de Junho, intitulado “Pressão por aliança pode forçar arranjo PMDB-PSD”.

A aliança entre Marta e Matarazzo modifica a disputa em São Paulo. Além de garantir um bom tempo de TV para a senadora do PMDB, crescem as chances dela estar no segundo turno. Como consequência, aumenta o risco do prefeito Fernando Haddad (PT) ser derrotado já no primeiro turno.

A coligação entre PMDB e PSD também explicita a divisão no PSDB. Vale recordar que após o empresário João Doria Júnior vencer as prévias contra Andrea Matarazzo (então no PSDB), o hoje chanceler José Serra foi um dos principais articuladores da saída de Matarazzo do PSDB para ingressar no PSD.

Nas últimas semanas, Serra juntamente com o presidente nacional do PSD, e ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, articularam, via Brasília, junto com a cúpula do PMDB, a aliança com Marta Suplicy.

Mais do que a disputa pela prefeitura da capital paulista, o futuro dos tucanos em 2018 estará sendo jogado. Novamente, José Serra e o governador Geraldo Alckmin estarão em lados opostos, assim como ocorreu em 2008, ano em que Serra trabalhou para reeleger Kassab (então prefeito de São Paulo) mesmo tendo Alckmin como o candidato a prefeito do PSDB naquela oportunidade.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais