Início » O vídeo incômodo do delator Cerveró
Uncategorized

O vídeo incômodo do delator Cerveró

A+A-
Reset


É muito grave a afirmação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró sobre a participação da presidente afastada Dilma Rousseff na compra da refinaria de Pasadena: “Quer dizer, ela me jogou no fogo e preferiu, para [se] livrar, porque estava em época de eleição, tinha que arrumar um Cristo. Então: ‘Ah, não, eu fui enganada’. É mentira! É mentira. Dilma sabia de tudo o tempo todo”.

O trecho faz parte do depoimento para a homologação da delação de Cerveró por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) gravado em vídeo. Vazou e foi publicado pela Folha de S.Paulo.
É a mais contundente acusação à presidente, talvez a qualquer presidente, pelo menos na história do Brasil, da qual milhares de pessoas tomaram conhecimento pelas redes sociais. Na noite da segunda-feira, dia seis, o vídeo foi exibido no Jornal Nacional, com sua audiência superior à internet.

Desconcertante não é apenas o conteúdo, mas a forma desrespeitosa com a qual Cerveró se refere à presidente, como se ela tivesse sido sua companheira de mal feitos, e a isso dedicasse parte de suas ocupações, e não a cuidar dos altos interesses do país. É chocante saber que um dos responsáveis pelos ataques mais predatórios ao patrimônio da companhia revele uma intimidade constrangedora de 15 anos de convivência com Dilma Rousseff.

O choque é ainda maior porque as palavras de Cerveró foram precedidas por uma série de entrevistas e declarações da presidente para se defender, nas quais ela professava uma honestidade acima de todos os princípios, e a respeito da qual seus aliados e o PT agregam que não se poderia contrapor a mais leve sombra de suspeita. Acima da ficção do “golpe” surfava a imagem de uma autoridade imaculada, ainda que isso se chocasse com episódios de forte inconsistência, como o marketing eleitoral inverossímil de 2014 como forma de ocultar a bomba fiscal ou a verdade por trás da “faxina ética” do início do primeiro mandato.

Se há virtude na divulgação da queixa de Cerveró contra a presidente é esta: a eloquente constatação de que a tréplica é indispensável quando uma autoridade fala. Como não faz parte de nossos costumes contestar um presidente, depois que Dilma afirmou ser inocente sobre Passadena, a última palavra ficou com ela. Sem a delação de Cerveró ficaríamos com uma só versão.

O advogado José Eduardo Cardozo queria incluir na defesa do processo de impeachment a gravação de conversas de Sérgio Machado com senadores do PMDB, sob o argumento de que ali há prova de uma conspiração. Mesmo sob protesto dos petistas, que consideram o troco inconsistente, a acusação poderia pedir que a comissão acolhesse o que Cerveró tem a dizer sobre a presidente afastada.

Seria um tiro no pé, especialidade do PT nas operações destinadas a salvar Dilma Rousseff quando ela ainda ocupava o terceiro andar do Palácio do Planalto. O plano para nomear Lula para a Casa Civil com o objetivo de protegê-lo com foro privilegiado resultou numa comédia pastelão, ato final dos 12 anos de poder do partido.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais