Início » 2018, o ano da sucessão, está próximo
Uncategorized

2018, o ano da sucessão, está próximo

A+A-
Reset


A mudança de governo, há quase uma semana, criou um novo ângulo de visão para quem especula sobre as eleições de 2018. Além do enfraquecimento de Lula e do PT, e da aparente neutralização de Marina Silva, há novos ingredientes a considerar. Não se pode avaliar o cenário imaginando apenas um embate PMDB X PSDB e uma só coordenada: se der certo, o PMDB se fortalece, do contrário o PSDB será culpado pela derrota.

Os tucanos não têm o comando da equipe econômica, logo não poderão ser responsabilizados por eventual fracasso. O chefe do time da economia é o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ligado ao ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, das Comunicações, Ciência e Tecnologia, superpasta, com poder e influência sobre grande e rica área de atuação.

O dado novo que o Ministério Temer revela para entusiasmo do presidente é uma bancada de jovens advogados e parlamentares que têm tudo para ser as futuras lideranças de suas legendas. Entre os primeiros estão Fabiano Silveira, da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU), Alexandre de Moraes, da Justiça. Há também os casos Bruno Araújo (PSDB-PE), Mendonça Filho (DEM-PE), Raul Jungmann (PPS-PE), e o carioca Leonardo Picciani e o paraense Helder Barbalho, ambos do PMDB, além do já citado Kassab, chefe do PSD.

Apesar desse perfil jovial e renovado, no PMDB não é possível apontar hoje um nome com características de candidato natural para 2018. No PSDB, o problema é inverso: excesso de candidatos, mas postados numa linha de largada diferente da eleição passada. O senador Aécio Neves, candidato derrotado em 2014, e o governador Geraldo Alckmin, que se prepara para daqui a dois anos, estão desgastados por diferentes motivos.

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, fora do páreo de 2014, fortaleceu-se em 2015 como estrela do Senado, e ganhou cacife com ida para o Ministério de Temer, onde já começou a aparecer com força. Seu discurso ao receber o cargo, no Itamaraty, anunciou as dez novas diretrizes da política externa, uma formulação radicalmente oposta ao que foi praticado nos últimos 13 anos.

O ministro Bruno Araújo (Cidades) e seus colegas tucanos Antônio Imbassahy, líder na Câmara, e o ex-líder Carlos Sampaio, foram os principais responsáveis pela adesão ao impeachment por parte do PSDB, cuja cúpula reagiu mal à ideia no início.

Entre os demais partidos governistas, constata-se o fortalecimento do PP, com dois representantes no Ministério, ambos políticos de grande visibilidade – o já citado Gilberto Kassab, considerado um operador extremamente criativo, e o empresário Blairo Maggi, que mudou de legenda já com a indicação assegurada para o Ministério da Agricultura. Ambos têm potencial para entrar numa disputa presidencial ou liderarem uma aliança com os grandes para em 2018.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais