Início » Maranhão pressiona Cunha

Maranhão pressiona Cunha

A+A-
Reset
Uncategorized


A decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de encerrar a sessão plenária desta terça-feira (18), sem a votação de nenhum projeto, coloca pressão sobre o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente afastado da Casa. Foi a primeira sessão comandada por Maranhão, pressionado por deputados aliados do presidente Michel Temer. Ele, no entanto, afirmou que não renunciará à vice-presidência. A reunião se encerrou às 18h57, após pouco mais de uma hora. Assim que anunciou que encerraria a sessão, deputados começaram a protestar e a gritar: “Fora, fora, fora!”.

Diante do impasse, os ministros palacianos intensificaram as negociações com Eduardo Cunha. O governo estuda uma maneira para o peemedebista renunciar à presidência da Câmara, deixando a vaga em aberto. Com isso, Maranhão terá cinco sessões para convocar nova eleição. Os aliados de Temer destinados a conversar com Eduardo Cunha avisaram que a saída do comando da Câmara passará a sensação de preocupação com o Brasil. O medo de Eduardo Cunha é perder influência política, o que ministros já anunciaram que não acontecerá.

O governo Temer precisa de uma solução rápida para o impasse. Porque uma leva de projetos importantes chegam nesta semana ao Congresso. Com Maranhão, não haverá negociação.


Regulamentação de educador social

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou o projeto que regulamenta a profissão de educador social. A proposta, de autoria do senador Telmário Mota (PDT-RR), segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Fica determinado como campo de atuação desses profissionais as atividades situadas dentro ou fora do ambiente escolar e que envolvem ações educativas com diversas populações, em distintos âmbitos institucionais, comunitários e sociais, em programas educativos a partir das políticas públicas definidas pelos órgãos federais, estaduais ou municipais. De acordo com o texto, passam a ser ainda atribuições do educador social as ações educativas e de mediação que envolvam direitos e deveres humanos, a justiça social e o exercício da cidadania com pessoas de qualquer classe social, gênero, idade, etnia, cultura e nacionalidade, por meio da promoção cultural, política e cívica.

Dívidas de produtores rurais

O Senado aprovou, em plenário, melhores condições para o refinanciamento de dívidas de produtores rurais e caminhoneiros. Os agricultores passam a ter mais prazo e desconto para quitarem débitos referentes ao crédito rural. Além disso, os contratos de financiamento de caminhoneiros com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) serão expandidos. A medida, que trata ainda da prorrogação do prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), segue para sanção presidencial. A proposta atende a antigas reivindicações dos pequenos produtores ao permitir o abatimento de grande parte das dívidas referentes ao crédito rural, e, em alguns casos, até mesmo a remissão integral da dívida. Os agricultores mais beneficiados pelos abatimentos são aqueles localizados dentro da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene): o Semiárido nordestino, o norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e os vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Repasse aos estados

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 149/15) que aumenta o repasse de impostos federais (Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI e Imposto de Renda) ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) de 21,5% para 22,5%, com elevação de meio ponto a cada ano. Esse valor deverá ser usado para investimento na expansão ou melhoria da infraestrutura local. De autoria do deputado federal Danilo Forte (PSB-CE), a proposta unificou todas as sugestões de alteração constitucional aprovadas em julho de 2015 pela Comissão Especial do Pacto Federativo.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais