Início » Pacote econômico de Temer está pronto

Pacote econômico de Temer está pronto

A+A-
Reset
Uncategorized


As medidas econômicas a serem adotadas pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), caso ele ocupe a Presidência, já estão desenhadas. E, por mais duras que sejam, a percepção de assessores mais próximos do vice é de que há disposição dos congressistas para aprová-las rapidamente.

O novo governo pretende enviar propostas ao Congresso apenas depois de negociá-las. A sistemática deve ser diferente da adotada pela presidente Dilma Rousseff, que, muitas vezes, surpreendeu o Parlamento com projetos sem consulta prévia.

A avaliação é que os parlamentares torcem para que o projeto Temer dê certo. A maior prova é que a iniciativa de novas eleições não encontrou apoio consistente na Casa. Se não houvesse interesse em colaborar com o novo governo, teria havido adesão à ideia.

Outro aspecto que pode ajudar na difícil tarefa de aprovar a agenda de ajuste é que estamos a dois anos e cinco meses da eleição de 2018. Haveria tempo, portanto, para que as medidas implementadas por Temer começassem a produzir resultados. Quanto melhor o ambiente econômico, maior a chance eleitoral daqueles que participam do processo de recuperação da economia.

Os parlamentares também estão sofrendo forte pressão de suas cidades, de seus estados e até mesmo de suas famílias para que encontrem soluções que tirem o país da crise.

A expectativa do novo governo é que a base de apoio de Temer comece com cerca de 400 deputados. Porém, admite-se que ela poderá diminuir ao longo do tempo por conta de atritos naturais.

Há grande cautela com relação ao comportamento do PT após o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Acredita-se que viveremos um jogo de versões muito intenso. Atos do vice-presidente poderão ser questionados sob a alegação de que ele não poderia tomar decisões irreversíveis, já que a titular pode retornar ao cargo.
Banco Central

Alexandre Tombini e outros diretores do Banco Central ficarão no cargo por mais algum tempo. Aqueles que estão sendo convidados precisam organizar suas vidas pessoal e profissional. A composição do BC na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece no início de junho, não deve ser alterada.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais