Início » Colunista do blog previu que Cunha cairia antes de Dilma
Uncategorized

Colunista do blog previu que Cunha cairia antes de Dilma

A+A-
Reset


Em entrevista ao site do El País concedida no início de dezembro do ano passado, Thiago de Aragão, colaborador do Blog da Política Brasileira, previu o destino de Cunha com cinco meses de antecedência. Íntegra da entrevista:

Pergunta. Qual a chance do impeachment prosperar e a Dilma cair?

Resposta. A chance ainda está em aberto. Obviamente, a chance de ocorrer se aproxima, pois o primeiro passo foi dado. O que definirá não é possíveis acordos e lealdades dentro da Câmara, mas a pressão das ruas e da imprensa que levará os deputados a tomarem suas decisões. Essas decisões virão das pressões populares e não das alianças frágeis que foram mal formuladas por esse Governo.

P. Ela tem margem de manobra?

R. A margem de manobra do Governo sempre é oferecer uma maior participação de alguns grupos na máquina estatal. O problema é quando existe 100% de recursos para 300% de demandas. Um presidente com credibilidade compensa a falta de recursos com carisma, com política. A Dilma não, isso gera um rastro de insatisfação que diminui a margem de manobra dela.

P. O que acontece com a política brasileira agora?

R. A política brasileira se volta para um grande tópico em um momento em que temos vários grandes assuntos para resolver. Muita agenda para poucos líderes. A política fica enclausurada na agenda da crise, sem conseguir avançar o básico e o necessário. O impeachment de Dilma não deve ser celebrado nem pela oposição. Se chegamos nesse ponto, significa uma fase difícil para todos.

P. Em quanto tempo se define o impeachment?

R. O impeachment levará meses. Provavelmente seis, sete meses. Existem procedimentos, como a comissão especial e a possibilidade de defesa da presidente, mas existirão debates políticos intensos que consumirão a agenda. Não é um caminho simples. Ninguém ganhará e, se já perdemos um ano afogados na ineficiência e em múltiplas crises, perderemos mais outro.

P. O que acontece com projetos essenciais para a economia no Congresso?

R. Os projetos essenciais na área da economia andarão. Afetados pelo clima de impeachment mas andarão. Outros, importantes mas sem grande repercussão, serão penalizados e esquecidos temporariamente. Vejo temas de economia no primeiro nível. Há um consenso de sua importância. O resto, infelizmente virará resto.

P. E Cunha? O que acontece com ele?

R. Cunha durará menos tempo que o processo de impeachment. São coisas separadas. Ele pode ter agido por vingança? Pode. Ele pode ter agido com base na tecnicalidade? Pode também. Não importa. Cunha seguirá um caminho paralelo onde as chances de sobreviver se reduzem. Ele não tem mais margem para negociar com o Governo e já fez o que a oposição queria.

P. Na linha sucessória, caso Dilma saia, é o vice-presidente, Michel Temer, quem deve assumir. A Lava Jato pode embaralhar esse processo de sucessão?

R. Sim, é Temer. Não vejo a Lava Jato embaralhando. O caminho do TSE é um caminho longo, cinza e improvável. Caso Dilma realmente se vá, Temer terminará o Governo.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais