Início » Amigo da onça
Uncategorized

Amigo da onça

A+A-
Reset


A câmara clara, registro fotográfico da votação do impeachment, revela um país mais apegado ao prazer indevido do que propenso ao barbarismo.

Como se tivesse tomado leite azedo, ele começou a declarar o voto. Abriu o porão, soltou o soldadinho de chumbo que coleciona. Lagarta, se ofereceu aos quartéis qual borboleta. Rígido, deslizou pelo mapa da lembrança e desceu a escada que leva à caverna onde guarda seu segredo. Um deputado fardado caiu na gargalhada e provocou perturbação na cerimônia, já cansativa, em que ele celebra núpcias com cadáver. Seu menino, que o remedava, chegou por trás e soprou no ouvido carinhosamente: “Pai, termine o ato, sim ou não, pouco importa, você vai se resfriar”. Sua sopa ficou pronta, piscou para ele. Fechou os olhos, sentiu um definhamento na agitação que oferecia e, descontrolado, tossiu. Por sua garganta subiu o incômodo do estômago. A colega, ao lado, viu na náusea decepção e sussurrou: “Êxtase errado, ele fantasia mal a ereção.” Água agitada não é funda.

E aquela histeria que tomava conta da sessão, sedução traumática e clichê do poder quando vai perdendo a forma, fez um retrato claro da caixa de gordura que é o sistema eleitoral atual. Onde o discurso é um resíduo barulhento que não impõe a quem o faz nenhuma obrigação estética.

Um pouco antes, um jovem cético repetia que a lei pode até impedir um homem de roubar, mas não conseguirá fazê-lo deixar de ser ladrão. Foi em direção ao microfone com o aforisma de Schnitzler na ponta da língua. No caminho, sentiu o rio raso e temeu pisar peixe pequeno. Como não devia favor a ninguém, decidiu apostar na largura da margem. Pareceu irritado com o realismo total da política e, influenciado pelo clima, fantasiou uma agressividade. Se envergonhou com o papel que faria, abriu as portas da percepção. Sem treino para enganar, formal, disse sim, e saiu dali. Sentiu grande vitalidade. Mas ninguém o fotografou ou quis partilhar o seu silêncio.

Naquele estúdio da capital, a plenitude da foto é mais do que o ator ao microfone. Panela vazia faz mais barulho e, é ele, que aciona o flash. O close abre uma picada no interesse popular e revela, também, a vontade do olho partilhar a estranheza da cena. Multiplicada pelo desejo de transgredir, se admirar, vira vertigem. E faz do ambiente o ornamento que contém o vazio do Brasil diante do futuro.

Quanto mais fraco o cérebro de argumento, mais forte o músculo da garganta. O governo, que fez mau uso do êxito que já teve, só conseguia ser defendido aos berros. Sou fugitivo da injustiça, se enganava, triturando a prudência e a lei. Perfurada a defesa do líder que criou tal situação, ficaram gritos, usados para intimidar, e contaminar o plenário com extravagantes ideias sobre democracia e igualdade perante a lei. A maioria, que nunca desiste de ideais privados, aborrecia os outros com consanguinidade e fé.

Não é o Congresso um mau quarto de enfermo para as doenças da nação. Político amigo da onça, fervoroso e irracional, à paisana, de farda ou de terno, se gosta de cachê, auxílio-moradia, avião de graça, emenda parlamentar não tem força para queimar nenhum país.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais