Início » Fatores de tensão pós-Dilma
Uncategorized

Fatores de tensão pós-Dilma

A+A-
Reset


O outro lado da moeda de um possível governo Michel Temer será o seguinte: ainda que as expectativas dos agentes econômicos melhorem, pelo menos quatro fatores continuarão gerando alguma inquietação.

TSE. Está pendente de análise por parte da Corte Eleitoral o processo que pede a impugnação da chapa PT-PMDB. Temer trabalha com dois argumentos. Primeiro: separação de sua conta das contas do PT. Segundo: recusa de ser responsabilizado por eventuais ilegalidades cometidas pelo PT. Seu argumento se baseia no seguinte raciocínio: na hipótese de ter ocorrido o contrário, ou seja, de ele haver recebido recursos ilegais, a presidente perderia seu mandato? Há sinais de que o TSE não deve puni-lo caso o impeachment seja aprovado.

Impeachment. Há pedidos de afastamento do vice-presidente aguardando decisão do presidente da Câmara. O PT, caso a presidente Dilma Rousseff seja afastada, poderá apresentar novos pedidos e insistir no afastamento de Temer. Apesar do barulho, há pouca viabilidade de um processo como esse prosperar.

Pressões sociais. O PT deve intensificar, juntamente com movimentos sociais, movimentos anti-PMDB e anti-Temer. Poderão ocorrer greves e protestos na tentativa de desestabilizar o novo governo. Também pode haver apoio à iniciativa que pede a realização de novas eleições para a Presidência.

Lava-Jato. A operação continuará revelando fatos novos. E há investigações envolvendo políticos da potencial base aliada do novo governo, além de políticos importantes do PMDB.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais