Início » A batalha no Senado

A batalha no Senado

A+A-
Reset
Uncategorized


O processo contra a presidente Dilma Rousseff chega ao Senado com peso político e jurídico muito maior do que no início de sua tramitação na Câmara.

Primeiro, pelo placar expressivo com que a matéria foi aprovada pelos deputados. Segundo, pela rejeição, por parte do Supremo Tribunal Federal, do pedido da Advocacia-Geral da União para anular o parecer do relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO).

O Senado aprova ou não o impeachment?

Além disso, já existem no Senado votos suficientes para acatar a admissibilidade do processo aprovado pela Câmara.

Conforme sinalizado anteriormente, as próximas duas ou três semanas poderão ser marcadas por intenso questionamento – tanto no Supremo quanto no próprio Senado – sobre prazos, ritos e méritos do processo.

Renan-calheiros-pressionado-governo-camara

Renan Calheiros, presidente do Senado, será pressionado pelo governo e oposição.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), será pressionado pelo governo e pela oposição. A tendência é que ele tente manter a neutralidade. Renan não quer ser alvo do PT no pós-impeachment (caso este seja aprovado na Casa) nem entrar em conflito com o próprio partido.

Qualquer detalhe poderá ser eventualmente questionado. Há indicações de que a relatoria do processo estaria entre Eunício Oliveira (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB), nomes passíveis de questionamento pela defesa. Eunício, por ser do PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer e, portanto, beneficiário imediato do afastamento de Dilma. Anastasia, por ser de Minas Gerais, estado natal da presidente.

Quando um deputado ou senador responde a um processo com risco de perda de mandato, o relator do seu caso não pode ser do mesmo partido ou bloco nem do mesmo estado.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais