Início » Por que o STF está acovardado na expressão do Lula?
Uncategorized

Por que o STF está acovardado na expressão do Lula?

A+A-
Reset


A publicação dos áudios das conversas de Lula com vários personagens do mundo público, mas também privado, surpreendeu muita gente. E em vários sentidos. Algumas pessoas se surpreenderam com os palavrões, comportamento verbal comum em determinados meios sociais no Brasil. Também ficaram surpresos com a aparente falsidade nas relações sociais, em que uns falam mal dos outros. Igualmente comum na cultura brasileira, e parte intrínseca do mundo político, assim com o machismo. A política é, sobremaneira, um mundo masculino. Aspectos relevantes, mas que exprimem apenas características já conhecidas no ex-presidente Lula. Ele sempre falou assim.

O mais surpreendente, porém, é algo que não parecia intrínseco, no meio petista. Examinemos dois trechos:
Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, nós temos um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um parlamento totalmente acovardado, somente nos últimos tempos é que o PT e o PC do B é que acordaram e começaram a brigar. Nós temos um Presidente da Câmara f….., um presidente do Senado f….., não sei quanto parlamentares ameaçados, e fica todo mundo no compasso de que vai acontecer um milagre e que vai todo mundo se salvar.

Por que Lula acha que STF está acovardado?

Por que o STF está acovardado, assim com o Parlamento, na expressão do Lula? Estão acovardados em relação a quem? A citação não diz expressamente, mas a resposta é clara. Para Lula estão acovardados em relação a um personagem que ele irá denominar em outra citação: a “República de Curitiba”. E nesta República resplandece um Juiz, aquele que ordenou a sua condução coercitiva. O acovardamento nasce do fato de que estas instituições não estão se opondo ao Juiz Sérgio Moro como o Lula desejaria. Uma petição contra este Juiz, de origem petista, aliás, corre nas redes sociais. Nas entrelinhas de insultos às instituições seu desejo é o de disciplinar a Operação Lava Jato. O que isso significa? Voltar suas luzes para os adversários. Por isto é que em outro momento ele vai reclamar do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, chamando-o de ingrato, porque não acatou as denúncias contra o senador Aécio Neves. E aceitou contra ele. Ingrato porque segundo Lula, Janot deve seu cargo a ele. Como ele irá também reclamar do então subprocurador, hoje ministro da Justiça, Aragão, que não assumia uma posição de defesa dele e do governo.

Mas, sua raiva recai também sobre o presidente do Senado e da Câmara, e “não sei quantos parlamentares”. Raiva porque eles estão ameaçados e não se movimentam para desmontar a Operação Lava jato que vai pegá-los cedo ou tarde, sob a batuta deste juiz “maluco”, como ele diz outra hora. O que se pode concluir é que todos deveriam se unir para desmontar esta operação que a todos ameaça.

Para Lula e seus adeptos o juiz Sergio Moro deveria ser removido. Um juiz com coragem suficiente para colocar na cadeia, julgar e condenar a 19 anos um dos homens mais ricos do País, além de diversos outros executivos das grandes empreiteiras. E contra ele o STF não tem feito nada, ao contrário, tem apoiado todas as suas iniciativas, com rara exceção.

A fala de Lula retrata uma concepção antiga, a de que o Estado é um clube de amigos, no qual os mandatários devem ser protegidos. É dessa forma que se pode enquadrar a conversa que tem com o ministro da Fazenda: “é preciso acompanhar o que a Receita Federal está fazendo junto com a Polícia Federal”. Aliás, o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, foi removido porque não controlava a Polícia Federal, e é nesse sentido que o novo ministro já ameaçou remover toda a equipe da PF “caso haja um só vazamento”, e os jornais já falam em um novo diretor da PF.

Um último trecho revela um outro aspecto.
Lula: “Domingo eu vou ficar um pouco escondido.”
Genival da Silva (Vavá):”Tá certo. É isso aí.”
Lula: “Porque vai ter um monte de peão na porta de casa para bater nos coxinhas.”
Genival da Silva: “É verdade.”
Lula: “Se os coxinhas aparecer vão levar tanta porrada que eles nem sabem o que vai acontecer.”

O trecho traduz uma outra faceta do líder petista, a concepção de que os adversários são inimigos a serem abatidos. Uma concepção pelo menos estranha à democracia. Não é a primeira vez que o Lula chama seus adeptos à guerra. E este risco parece hoje uma das maiores ameaças ao País. Um legado pelo menos estranho de um líder que ergueu tantas esperanças.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais