Início » Desentendimento com os estados
Uncategorized

Desentendimento com os estados

A+A-
Reset


O governo poderá ser vítima de mais um golpe severo esta semana, se não conseguir acordo para enviar ao Congresso proposta para resolver o impasse que envolve a renegociação da dívida dos estados. Projeto de decreto legislativo do deputado Esperidião Amin (PP-SC) autoriza a aplicação de juros simples sobre a dívida dos estados em oposição ao uso de juros compostos (bem mais elevados), como quer o governo.

Projeto de Amin autoriza a aplicação de juros simples sobre a dívida dos estados

Projeto de Amin (PP-SC) autoriza a aplicação de juros simples sobre a dívida dos estados

A fórmula de Amin multiplicaria os ganhos dos estados, o que custará à União R$ 45,5 bilhões nos próximos três anos, já beneficiados por uma atualização da dívida altamente favorável, conforme lei complementar de 2014. Os encargos passaram a ser corrigidos pelo IPCA (índice de inflação menor) acrescido de juros de 4% ao ano. A regra foi travada pela discordância a respeito da modalidade juros, com a disposição dos governadores de recorrer à Justiça.

Para evitar mais um ameaça fiscal, o ministro Nelson Barbosa aceita reduzir os juros mas em troca exige dos estados o compromisso fiscal de adiar por 24 meses a aprovação de aumentos a servidores, concessão de novos incentivos fiscais e aplicação de corte em 10% os cargos comissionados e apoio à recriação da CPMF.

Ou seja, além de ser uma receita bem indigesta, a solução proposta por Brasília não resolve o rombo dos estados, enquanto o projeto de Amin conta com maioria. Sua aprovação pode impor nova derrota ao governo num momento de crescente debilidade política.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais