Início » Agenda do dia, 18

Agenda do dia, 18

A+A-
Reset
Uncategorized


Assuntos que merecem destaque:

Mudança de patamar do câmbio abre nova perspectiva para o comércio exterior. A melhoria da balança comercial pode significar um respiro para a economia diante do enfraquecimento do mercado interno. O superávit de US$ 19,681 bilhões foi o melhor desde 2011 e ficou acima do esperado, embora o número tenha sido impulsionado pela forte queda nas importações (Estadão – p. B4). Com ajuda do câmbio, o lucro nas exportações é o mais alto em onze anos. De janeiro a novembro de 2015, a margem de ganho na exportação da indústria de transformação avançou 12,7% contra igual período de 2014. O desempenho ficou bem acima da alta média de 2,2% da margem de lucro das exportações totais brasileiras. (Valor).

 

Reunida ontem em Brasília com a cúpula de seu partido (Rede), a ex-senadora Marina Silva afirmou que o presidencialismo de coalizão está “no fundo do poço” no Brasil e que atualmente não há condições de recompô-lo devido a “uma pessoa que não tem liderança própria”. (G1). Marina disse que seu partido é contra o impeachment de Dilma porque teme a chegada de Michel Temer ao poder. Segundo a ex-ministra, se isso ocorrer, pode resultar na paralisação das investigações da Operação Lava-Jato. Para ela, tanto o PT quanto o PMDB de Temer “são faces da mesma moeda” e têm responsabilidade “diante dos sucessivos escândalos de corrupção que afetam o País” (Estadão – p. A7).

 

Para tentar reduzir rombos fiscais em 2015, pelo menos 11 dos 27 governadores sacaram R$ 16,9 bilhões de depósitos judiciais para pagar dívida com a União, precatórios e até aposentadorias de servidores, conforme levantamento de Tribunais de Justiça e governos. O montante representa perto de 13% dos recursos que os tribunais estaduais tinham sob custódia até o fim de 2014, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (Estadão – p. A4).

Agenda:

10h – Dilma se reúne com o ministro Nelson Barbosa
– Frente Brasil Popular se reúne em São Paulo para definir cronograma de manifestações em favor da presidente Dilma.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais