Início » O que esperar de 2016
Uncategorized

O que esperar de 2016

A+A-
Reset


No Brasil, como se sabe, o ano só começa para valer depois do Carnaval, que, em 2016, será festejado entre 5 e 9 de fevereiro, mais cedo do que o habitual e uma semana após o reinício dos trabalhos legislativos. Cinco temas devem dominar o ano.

Lava-Jato

Mesmo com o recesso do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso, a Operação Lava-Jato, que apura o esquema de corrupção montado na Petrobras, continua avançando sobre o meio político.

O STF autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de sua mulher, Cláudia Cruz, de sua filha, Danielle Dytz da Cunha, e de pelo menos três empresas ligadas à família.

O vazamento de informações também continua. Conforme noticiado pelo site G1, investigadores analisam a troca de mensagens do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, com um dos condenados pela operação, o empreiteiro Léo Pinheiro, da Odebrecht.

Futuro de Cunha

A situação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, é bastante delicada e sua permanência no posto, incerta. A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao STF o seu afastamento do cargo.

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo, deu ao presidente da Câmara 10 dias para que ele se manifeste sobre o pedido da PGR. O prazo começará a contar depois de 2 de fevereiro, quando termina o recesso do Judiciário.

Cunha também enfrenta processo no Conselho de Ética. Na hipótese de afastamento temporário de Cunha, quem assume seu lugar é o deputado Waldir Maranhão (PP-MA). Caso Cunha perca o mandato ou renuncie, haverá nova eleição.

Impeachment e TSE

Os partidos terão que indicar representantes de suas bancadas na Comissão da Câmara que analisará o impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Antes, algumas bancadas farão a escolha de seus novos líderes. O nome mais aguardado é o do PMDB. O deputado Leonardo Picciani (RJ), aliado da presidente Dilma Rousseff, briga para continuar no posto.

Também poderão ser apresentados em fevereiro embargos contra a decisão do Supremo sobre o rito do impeachment. Espera-se que até o final de março o processo esteja concluído na Câmara.

A presidente enfrenta ainda ação no Tribunal Superior Eleitoral que investiga as contas de sua campanha à reeleição.

Medidas econômicas

Algumas medidas na área econômica aguardam decisão do Congresso. É o caso da Proposta de Emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) e da que recria a CPMF. Além disso, o governo analisa outros projetos que serão encaminhadas ao Legislativo, como a reforma do PIS/Cofins e a da Previdência.São aguardados anúncios de algumas medidas de estímulo à economia, como a retomada do programa de concessões.

Eleições municipais

Os partidos veem as eleições de outubro como uma prévia para 2018. O PT luta para não perder muito espaço. O objetivo do PMDB é manter-se como a maior legenda do país. A oposição espera sair fortalecida.

Os Jogos Olímpicos, que serão realizados em agosto, são a principal aposta do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para aumentar seu cacife como opção presidencial dos tucanos em 2018.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais