Início » Manobra de Cunha cancela sessão do Conselho de Ética
Uncategorized

Manobra de Cunha cancela sessão do Conselho de Ética

A+A-
Reset


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abriu a sessão do plenário com votação da ordem do dia. Isso invalida qualquer decisão tomada no Conselho de Ética, onde seria discutido a admissibilidade ou não da denúncia contra Cunha. A sessão foi aberta quando o painel indicava presença de 189 deputados, o que não é ilegal. Porém, em sessões deliberativas, é comum abrir a reunião com 257 deputados, que representam metade mais um dos 513 parlamentares da Casa.

Com essa manobra, o presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), suspendeu os trabalhos e adiu para a tarde a leitura do relatório de Pinato (PRB-SP). Araújo afirmou, no entanto, que fará a leitura ainda nesta quinta-feira.
De acordo com a Agência O Globo, Manoel Júnior (PMDB-PB), um dos escudeiros de Cunha, pediu a leitura da ata da reunião anterior – uma prática que não é comum. O presidente do Conselho, no entanto, afirmou que não havia ata porque não fora feito. Manoel, por sua vez, recorreu ao plenário da Câmara.

Menos de 30 minutos depois de o conselho ter começado a funcionar, Cunha abriu a sessão no plenário. E nova discussão se seguiu. Paulinho da Força (SDD-SP) pediu o encerramento dos trabalhos, alegando que, pelo regimento, as comissões não podiam funcionar, o que foi confrontado pelo próprio Araújo, que observou que não era possível deliberar, embora nada impedisse as discussões.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais