Início » Apoio a Cunha é menor do que parece
Uncategorized

Apoio a Cunha é menor do que parece

A+A-
Reset


O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) recebeu apoio de 13 líderes de partidos políticos na Casa, o que significa 244 votos a seu favor. São 23 a menos do que ele obteve quando foi eleito, em primeiro turno, presidente da Câmara.

O problema é que esses líderes não representam 100% de suas bancadas. No máximo, 70%. Ou seja, na realidade, são 171 votos. Para salvar seu mandato, Cunha precisaria do apoio de, pelo menos, 257 deputados (maioria absoluta da Casa).

A força de Cunha na Câmara está baseada em quatro pilares que começam a se desfazer. O primeiro reside no apoio da bancada evangélica e de outras forças mais conservadoras, que dificilmente conseguiriam avançar em sua agenda sem um aliado como Cunha. Esse apoio é consistente e ele deve mantê-lo.

O segundo pilar se compõe de parlamentares ajudados por Cunha na captação de recursos para suas campanhas. É uma relação forte, mas não implica fidelidade irrestrita.

O terceiro é a oposição, que o apoiava por conta de sua independência em relação ao governo e na expectativa de ver o impeachment contra a presidente Dilma Rousseff instalado. Esse pilar foi quebrado. Na semana passada, o PSDB anunciou seu afastamento de Cunha. Nesta semana, deve ser seguido pelo PPS.

O último pilar é o governo, em especial o PT, que, para poupar a presidente de retaliações, evita críticas diretas ao deputado. Trata-se de orientação feita inclusive pelo ex-presidente Lula. Porém, em uma eventual votação pela perda do mandato de Cunha, o PT tenderia a votar em peso contra ele.

A situação de Cunha se agrava a cada dia, pois não param de surgir provas que contradizem suas versões sobre suas contas na Suíça. Apenas um amplo acordão poderia salvá-lo. Mas, no momento, não parece haver clima para isso.

Conhecedor do regimento e ainda com prestígio, Cunha conseguirá ganhar tempo. Mas, ao que tudo indica, seu destino pode ser decidido já em abril do próximo ano.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais